Pela quinta vez, Guerino Zanon (MDB) tomou posse como prefeito de Linhares, no Norte do Espírito Santo. Em sessão solene nesta sexta-feira (1°), o emedebista afirmou que esta será a última vez que comanda o município. No discurso, também anunciou a construção de duas unidades de saúde e a retomada das obras de novo centro de educação infantil.
Durante os agradecimentos aos familiares, Guerino disse que precisava se alongar porque era a última vez que estava sendo empossado para o cargo que já ocupou outras quatro vezes. "É a última vez que estarei em uma tribuna tomando posse como prefeito de Linhares", garantiu o prefeito reeleito, que falou por 45 minutos.
Guerino não revelou qual é o futuro dele na vida pública. Em agosto de 2020, o colunista Vitor Vogas, de A Gazeta, destacou que o prefeito pode se lançar ao governo do Estado em 2022.
Guerino Zanon, o vice-prefeito Bruno Marianelli (Republicanos) e os 17 vereadores eleitos tomaram posse na Câmara Municipal de Linhares. Devido à pandemia do novo coronavírus, a sessão ocorreu sem a presença de público, com a participação apenas dos eleitos. As cadeiras na galeria do plenário da Casa foram isoladas com fita. Os moradores da cidade puderam acompanhar a solenidade ao vivo pela internet.
Os políticos usavam máscaras, mas tiravam a proteção para discursar na tribuna da Casa.
No discurso de posse, Guerino prometeu a retomada das obras do Centro de Educação Infantil, no distrito de Bebedouro, e a construção de duas novas unidades de saúde nos bairros Santa Cruz e Movelar.
O prefeito disse que vai iniciar uma nova missão com motivação redobrada. "Com mais vontade ainda de trabalhar para superar os desafios e lutar por uma Linhares cada vez mais justa, cidadã, desenvolvida e sustentável", afirmou.
O prefeito também destacou, no discurso de posse, que assume o novo mandato com alegria e gratidão. "Alegria porque minha vida pública sempre foi pautada em cuidar das pessoas, e, mais uma vez, num cenário da pior crise sanitária do mundo, a pandemia do novo coronavírus, terei a missão de continuar cuidando dos linharenses."
E completou: "Gratidão porque assumo pela quinta vez a honrosa missão que me foi concedida pelos eleitores de Linhares para conduzir o destino da nossa Linhares pelos próximos quatro anos, e continuar avançando em políticas públicas que garantam mais qualidade de vida a todos os cidadãos desta cidade".
Seguindo o regimento da Câmara, a sessão solene foi conduzida pelo vereador mais votado, Juarez Donatelli (PV). Ele comandou também a eleição para Mesa Diretora da Casa, que foi realizada depois da posse de todos os eleitos.
Duas chapas se inscreveram para eleição. A primeira encabeçada por Roque Chile (PSDB) e a segunda pelo vereador Juarez Donatelli (PV). Roque foi eleito para comandar a Casa pelos próximos dois anos. Ele era o favorito para presidir o Legislativo.
É a primeira vez que Roque Chile assume uma cadeira na Câmara Municipal. Ele integra a base aliada do prefeito Guerino Zanon. Therezinha Vergna é a vice-presidente; Egmar O Guigu, 1° secretário; e Alysson Reis, 2º secretário.
Nas eleições, Guerino Zanon foi reeleito com 54,44% dos votos válidos (41.581 votos). Este será o quinto mandato de Zanon como prefeito de Linhares. Também foi deputado estadual por duas vezes, tendo ocupado o posto de presidente da Assembleia Legislativa do Estado. O político também já foi secretário de Estado de Esportes e Lazer.
Além de prefeito e do vice, 17 vereadores eleitos tomaram posse na Câmara Municipal de Linhares.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta