Dados da pesquisa Ipec, realizada a pedido da Rede Gazeta e divulgada na sexta-feira (18), mostram que 64% dos eleitores que escolheram Audifax Barcelos (PP) no primeiro turno mencionam o ex-secretário de Estado do Turismo Weverson Meireles (PDT) como opção de voto na segunda rodada de votação para a Prefeitura da Serra, que tem ainda o deputado Pablo Muribeca (Republicanos) na disputa.
Weverson é o candidato à sucessão escolhido pelo atual prefeito da Serra, Sergio Vidigal (PDT), rival político de Audifax, com quem há quase 30 anos se alterna no poder na Serra.
Em termos práticos, a pesquisa mostra que, apesar de Audifax ter anunciado que não apoiará nenhum dos dois candidatos na disputa do segundo turno, os eleitores dele estão dispostos a votar no nome lançado por seu principal rival político na cidade. O ex-prefeito terminou o primeiro turno em terceiro lugar, com 23,96% dos votos válidos, tendo recebido 58.643 votos.
Weverson, que recebeu 39,66% dos votos válidos no primeiro turno, também é o preferido de 58% dos entrevistados que afirmam ter votado em outros candidatos, em branco, nulo ou não ter votado no último dia 6.
Já Pablo Muribeca, que teve 25,2% dos votos válidos na primeira etapa da disputa, conquista 36% dos eleitores do ex-prefeito serrano e 42% dos que votaram em outros candidatos, em branco, anularam o voto ou não compareceram às urnas no primeiro turno.
Aqueles que, no início do mês, votaram em Weverson e agora têm a intenção de votar em Muribeca somam 6%, enquanto os que votaram no candidato do Republicanos e agora preferem votar no pedetista são 4%.
Nesta primeira pesquisa sobre o segundo turno do pleito na Serra, A Gazeta apresenta o percentual de votos válidos de cada candidato em relação ao total de votos, excluindo, assim, os votos em branco e nulos e os indecisos. Isso é feito para facilitar a comparação com os resultados que vão ser divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) no dia 27. Na apuração, também são considerados apenas os votos válidos.
Entretanto, é importante alertar que esse cálculo pressupõe que os eleitores que não citam nenhum candidato (indecisos) se distribuirão proporcionalmente entre os demais no dia da eleição, o que pode não ocorrer.
A pesquisa Ipec sobre o cenário eleitoral na Serra, contratada pela Rede Gazeta, foi realizada entre os dias 15 e 17 de outubro, com 600 entrevistas. O nível de confiança utilizado é de 95% e a margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram realizadas entrevistas pessoais por amostragem com utilização de questionário elaborado conforme os objetivos da pesquisa. As pessoas foram selecionadas para as entrevistas de acordo com as proporções na população de grupos de idade, sexo, raça/cor, instrução e atividade econômica. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), sob o protocolo ES-04970/2024.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta