Coronel Ramalho (PL) e João Batista Babá (PT) são os dois candidatos mais rejeitados pelos eleitores de Vila Velha. É o que mostra a segunda rodada da pesquisa Ipec encomendada pela Rede Gazeta e divulgada neste sábado (5), véspera do primeiro turno das Eleições 2024, que será realizado neste domingo (6). O liberal e o petista têm, cada um, 33% de rejeição entre os canelas-verdes entrevistados.
Em relação à primeira rodada do levantamento, divulgada em 23 de agosto, Ramalho se manteve estável, com os mesmos 33%. Babá, que tinha 29%, oscilou para cima dentro da margem de erro, que é de quatro pontos percentuais.
Professor Nícolas Trancho (Psol) é rejeitado por 16% dos eleitores, ante 18% na edição anterior do levantamento. Maurício Gorza somou 13%, enquanto antes tinha 14% de rejeição. Gabriel Ruy (Mobiliza) tem 11%, após ter registrado 10% em agosto.
O atual prefeito, Arnaldinho Borgo (Podemos), foi o único cuja rejeição aumentou para além da margem de erro em relação ao levantamento anterior. Ao todo, 11% dos entrevistados disseram que não votariam nele de jeito nenhum, enquanto 6% tinham dado a mesma resposta na primeira rodada.
Outros 6% disseram que poderiam votar em todos (eram 3% em agosto), e 18% não sabem ou preferem não opinar (ante 29% na primeira rodada).
Os entrevistados puderam citar mais de um candidato, portanto os resultados somam mais de 100%.
A pesquisa Ipec sobre o cenário eleitoral em Vila Velha, contratada pela Rede Gazeta, foi realizada entre os dias 3 e 5 de outubro, com 600 entrevistas. O nível de confiança utilizado é de 95% e a margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram realizadas entrevistas pessoais por amostragem com utilização de questionário elaborado conforme os objetivos da pesquisa. As pessoas foram selecionadas para as entrevistas de acordo com as proporções na população de grupos de idade, sexo, raça/cor, instrução e atividade econômica. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), sob o protocolo ES-00236/2024.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta