> >
Ipec: ex-prefeito Carlos Casteglione tem a maior rejeição em Cachoeiro

Ipec: ex-prefeito Carlos Casteglione tem a maior rejeição em Cachoeiro

Entre os entrevistados, 54% disseram que não votariam no candidato petista de jeito nenhum, índice 31 pontos percentuais superior ao da segunda colocada em rejeição, Lorena Vasques (PSB)

Publicado em 4 de outubro de 2024 às 18:12

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Carlos Categlione
Carlos Casteglione é o candidato do PT à Prefeitura de Cachoeiro. (Divulgação/Arte: A Gazeta)

A dois dias das Eleições 2024, marcadas para o domingo (6), pesquisa Ipec aponta que Carlos Casteglione (PT) é o candidato à Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, com o maior índice de rejeição entre os eleitores do município. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (4), em levantamento realizado a pedido da Rede Gazeta. 

Ao todo, 54% dos entrevistados disseram que não votariam no candidato petista de jeito nenhum. O índice oscilou dois pontos percentuais para cima em relação à primeira rodada do levantamento, divulgada no dia 16 de setembro, quando a rejeição de Casteglione foi de 52%. 

A segunda mais rejeitada pelos eleitores, com 31 pontos percentuais de diferença, é Lorena Vasques (PSB). Ela tem 23% de rejeição, ante 22% registrados na primeira rodada. Léo Camargo (PL) aparece em seguida, com 20% dos eleitores respondendo que não votariam nele de jeito nenhum, enquanto 17% o rejeitaram na primeira rodada. Considerando a margem de erro, de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, Lorena Vasques e Léo Camargo empatam em rejeição.

Theodorico Ferraço (PP) somou 14% de rejeição, enquanto na rodada anterior 10% afirmaram que não votariam nele de jeito nenhum. Na nova edição do levantamento, ele ultrapassou numericamente em rejeição Diego Libardi (Republicanos), que foi o único a registrar uma oscilação negativa, agora com 10%, ante 12% na rodada de setembro. Os dois estão tecnicamente empatados na margem de erro, e Ferraço também empata em rejeição com Léo Camargo.

Outros 3% dos eleitores disseram que poderiam votar em todos, enquanto na rodada anterior foram 2%. Além disso, 7% não sabem ou preferem não opinar, percentual que foi de 12% na primeira rodada.

O questionamento foi feito de maneira individual e os entrevistados puderam citar mais de um candidato. Portanto, os resultados somam mais de 100%. O nível de confiança da pesquisa é 95% e a margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral

A pesquisa Ipec sobre o cenário eleitoral em Cachoeiro de Itapemirim, contratada pela Rede Gazeta, foi realizada entre os dias 2 e 4 de outubro, com 600 entrevistas. O nível de confiança utilizado é de 95% e a margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram realizadas entrevistas pessoais por amostragem com utilização de questionário elaborado conforme os objetivos da pesquisa. As pessoas foram selecionadas para as entrevistas de acordo com as proporções na população de grupos de idade, sexo, raça/cor, instrução e atividade econômica. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), sob o protocolo ES-09299/2024.

Ipec: ex-prefeito Carlos Casteglione tem a maior rejeição em Cachoeiro

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais