Às vésperas da votação, a disputa para a Prefeitura de Colatina segue acirrada e mantém os dois primeiros colocados tecnicamente empatados na margem de erro, de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Conforme aponta a pesquisa Ipec, contratada pela Rede Gazeta e divulgada nesta sexta-feira (4), o prefeito Guerino Balestrassi (MDB), que tenta a reeleição, registra 43% das intenções de voto, e o ex-deputado estadual Renzo Vasconcelos (PSD) surge logo atrás, com 39%, considerando os votos válidos.
Nesta rodada, a última antes do dia da votação, A Gazeta apresenta o percentual de votos válidos de cada candidato em relação ao total de votos, excluindo, assim, os brancos e nulos e os indecisos. Isso é feito para facilitar a comparação com os resultados que vão ser divulgados pela Justiça Eleitoral no domingo (6). Na apuração, também são contabilizados apenas os votos válidos.
O Ipec alerta, porém, que esse cálculo pressupõe que os eleitores que não citam nenhum candidato (indecisos) se distribuirão proporcionalmente entre os demais concorrentes no dia da eleição, o que pode não ocorrer.
Ainda considerando os votos válidos, Luciano Merlo (PL) tem 10%, Vinicius Bragatto (Novo), 5%, Renata Marquesini (Psol), 2%, e Ronaldo Jorge (DC), 1%.
VEJA AQUI: A lista de candidatos em Colatina
Na primeira rodada de pesquisas, os votos válidos não foram divulgados, mas apurados pelo instituto que, agora, traz os indicadores para comparar os dois levantamentos. Os índices mostram que todos oscilaram dentro da margem de erro.
Quando são contados os votos totais (incluindo brancos, nulos e indecisos), na pesquisa estimulada, em que os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Guerino aparece com 41% das intenções, e Renzo tem 37%. Na disputa, Luciano Merlo registra 9%, Vinicius Bragatto, 5%, Renata Marquesini, 2%, e Ronaldo Jorge, 1%.
Em 12 de setembro, quando foi apresentado o resultado da primeira pesquisa, Guerino aparecia com 37% das menções e Renzo, 30%. Pela margem de erro, de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, os dois já estavam tecnicamente empatados. Nesse mesmo levantamento, apareciam Luciano, com 9% das intenções, e Vinicius, com 7%, também empatados na margem de erro. Renata Marquesini (Psol) e Ronaldo Jorge (DC) obtiveram 1%, cada um.
Ainda no cenário estimulado, 5% dos entrevistados manifestaram a intenção de votar em branco ou nulo, enquanto 10% não sabiam ou não responderam em quem iriam votar nas Eleições 2024. No levantamento mais recente, os índices são de 3% para brancos e nulos e também para os indecisos. Nesse grupo de entrevistados, 14% disseram que ainda podem mudar de voto – antes, eram 33%.
Na abordagem espontânea, quando os nomes dos candidatos não são informados aos eleitores, na pesquisa desta sexta-feira (4), Guerino Balestrassi foi citado por 39% dos entrevistados, um crescimento de nove pontos percentuais em relação ao levantamento de setembro. Renzo Vasconcelos recebeu 34% das menções, um avanço de 11 pontos percentuais. Já Luciano Merlo oscilou postivamente dentro da margem de erro, passando de 6% para 8%, e Vinicius Bragatto manteve os 5%. Renata Marquesini, que não havia pontuado, aparece com 2%, e Ronaldo Jorge, que também não pontuara, tem 1%.
Dos eleitores consultados, 4% informam que pretendem votar em branco ou anular e 8% ainda não sabem ou não responderam em quem vão votar no próximo domingo (6).
A pesquisa Ipec sobre o cenário eleitoral em Colatina, contratada pela Rede Gazeta, foi realizada entre os dias 2 e 4 de outubro, com 600 entrevistas. O nível de confiança utilizado é de 95% e a margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram realizadas entrevistas pessoais por amostragem com utilização de questionário elaborado conforme os objetivos da pesquisa. As pessoas foram selecionadas para as entrevistas de acordo com as proporções na população de grupos de idade, sexo, raça/cor, instrução e atividade econômica. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), sob o protocolo ES-05950/2024.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta