Na última pesquisa eleitoral antes do primeiro turno, realizada pelo Ipec a pedido da TV Gazeta, a senadora Rose de Freitas (MDB) oscilou um ponto percentual para cima e alcançou 44% dos votos válidos, enquanto Magno Malta (PL) se manteve em 37% na corrida para ocupar a única vaga em disputa para o Senado Federal no Espírito Santo.
Na pesquisa divulgada neste sábado (1º), o presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso (Republicanos), também ficou estagnado em 11% dos votos válidos, que são aqueles que excluem menções aos brancos, nulos e indecisos. Essa metodologia é usada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para totalização dos votos na eleição.
Dos votos totais, a intenção de apoiar o nome de Rose de Freitas passou de 31%, em 22 de setembro, para 35% neste sábado (1º). Magno Malta oscilou de 27% para 29%, no mesmo período, mas ambos seguem empatados dentro do limite da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Na sequência da pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos aos eleitores entrevistados, aparecem Erick Musso, com 9%; o empresário Carone (Agir) e o pastor Nelson Junior (Avante), com 2% cada um; e Filipe Skiter (PSTU), Gilberto Campos (Psol) e Coronel Lugato (DC) com 1% cada. Erick e Nelson oscilaram um ponto para cima e Lugato, um para baixo. Todos dentro da margem de erro.
O candidato Antonio Bungenstab (PRTB) foi citado, mas não atingiu 1% das intenções de voto.
Entre o eleitorado, houve uma redução entre os indecisos. Na pesquisa anterior, eles representavam 16% e, agora, são 13%. Também diminuiu o percentual dos que manifestaram a intenção de votar branco ou nulo, passando de 11% para 8%.
Após publicação da pesquisa, o Ipec divulgou errata para informar que o candidato Nelson Junior (Avante) conta com 2% dos votos válidos e não 1%, como divulgado anteriormente. O gráfico foi corrigido.
A pesquisa eleitoral TV Gazeta/Ipec foi realizada entre os dias 28 e 30 de setembro, com 800 entrevistas em 28 municípios. O nível de confiança utilizado é de 95% e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram realizadas entrevistas pessoais por amostragem com utilização de questionário elaborado conforme os objetivos da pesquisa. As pessoas foram selecionadas para as entrevistas de acordo com as proporções na população de grupos de idade, sexo, instrução e atividade econômica. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), sob o protocolo ES-01181/2022, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o protocolo BR-09122/2022.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta