> >
Ipec: Scaramussa tem 55% e Marianelli, 38% dos votos válidos em Linhares

Ipec: Scaramussa tem 55% e Marianelli, 38% dos votos válidos em Linhares

Levantamento divulgado nesta sexta-feira (4) mostra ainda que o outro candidato no município, Maurinho Rossoni (PL), está com 7% das intenções de votos válidos

Publicado em 4 de outubro de 2024 às 19:27

Ícone - Tempo de Leitura 4min de leitura
Lucas Scaramussa e Bruno Marianelli, candidatos à Prefeitura de Linhares
Lucas Scaramussa segue na liderança, seguido por Bruno Marianelli, em pesquisa sobre a disputa eleitoral em Linhares. (Arte: A Gazeta)

O deputado estadual Lucas Scaramussa (Podemos) permanece na liderança na disputa pela Prefeitura de Linhares, com 55% das intenções de votos válidos, de acordo com a segunda rodada da pesquisa Ipec, realizada a pedido da Rede Gazeta e divulgada nesta sexta-feira (4). O candidato aparecia com 52% no primeiro levantamento, publicado em 9 de setembro, e oscilou 3 pontos percentuais positivamente, dentro do limite da margem de erro da pesquisa, que é de 4 pontos percentuais para mais e para menos.

Em segundo lugar na pesquisa, aparece o atual prefeito, Bruno Marianelli (Republicanos), com 38% das intenções de voto. No levantamento anterior, o mandatário aparecia com 36% e oscilou 2 pontos percentuais para cima, também dentro da margem de erro da pesquisa. A pesquisa foi realizada entre quarta (2) e sexta-feira (4), portanto após o debate realizado pela TV Gazeta, em 28 de setembro

Marianelli assumiu o comando da prefeitura em março de 2022, após Guerino Zanon (PSD) renunciar ao cargo de chefe do Executivo municipal para entrar na disputa pelo governo do Estado nas eleições daquele ano.

Em terceiro está Maurinho Rossoni (PL), mencionado por 7% dos entrevistados. No primeiro levantamento, ele tinha 9% e oscilou 2 pontos percentuais para baixo. A pesquisa anterior mostrava o candidato Galego (PT), que não aparece neste novo levantamento porque renunciou à candidatura e desistiu de disputar o pleito em 12 de setembro.

Neste levantamento, divulgado a dois dias da votação, A Gazeta apresenta o percentual de votos válidos de cada candidato em relação ao total de votos, excluindo, assim, os votos em branco e nulos e os indecisos. Isso é feito para facilitar a comparação com os resultados que vão ser divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) no domingo. Na apuração, também são considerados apenas os votos válidos.

Entretanto, é importante alertar que esse cálculo pressupõe que os eleitores que não citam nenhum candidato (indecisos) se distribuirão proporcionalmente entre os demais no dia da eleição, o que pode não ocorrer.

Votos totais

Quando são contados os votos totais (incluindo brancos, nulos e indecisos), na pesquisa estimulada, em que os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Scaramussa segue liderando com 49% das menções. Em comparação com a pesquisa Ipec divulgada em 9 de setembro, o deputado oscilou positivamente quatro pontos percentuais na preferência do eleitorado. Naquele levantamento, o parlamentar registrou 45%.

Ainda na comparação com a pesquisa divulgada em setembro, o candidato Marianelli oscilou positivamente três pontos percentuais, dentro da margem de erro. Na primeira rodada estimulada, ele tinha 31% das intenções de voto e agora aparece com 34%.

Rossoni, por sua vez, oscilou negativamente de 8% para 6%. O percentual dos que disseram que votariam em branco ou nulo saiu de 7% para 5%. Já o percentual dos que não quiseram ou souberam responder sobre em quem vão votar saiu de 7% para 6%.

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Scaramussa saiu de 30% para 45%; Marianelli, de 20% para 28%; e Rossoni, de 4% para 5%. A porcentagem daqueles que apontaram outros nomes saiu de 2% para 1%; aqueles que disseram votar em branco ou nulo foi de 9% para 5%; e os que não souberam ou preferiram não opinar caíram de 34% para 17%. 

Pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral

A pesquisa Ipec sobre o cenário eleitoral em Linhares, contratada pela Rede Gazeta, foi realizada entre os dias 2 e 4 de outubro, com 600 entrevistas. O nível de confiança utilizado é de 95% e a margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram realizadas entrevistas pessoais por amostragem com utilização de questionário elaborado conforme os objetivos da pesquisa. As pessoas foram selecionadas para as entrevistas de acordo com as proporções na população de grupos de idade, sexo, raça/cor, instrução e atividade econômica. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), sob o protocolo ES-01340/2024.

Ipec: Scaramussa tem 55% e Marianelli, 38% dos votos válidos em Linhares

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais