A Justiça determinou na terça-feira (21) que a deputada federal Soraya Manato (PSL) exclua de suas redes sociais uma publicação com conteúdo falso. A postagem afirmava que a Operação Reditus, deflagrada em agosto pela Polícia Federal, "apurava desvios de R$ 1,2 bilhão na Saúde do Espírito Santo".
A operação, contudo, tinha como alvo supostos desvios em contratos de organizações sociais para a gestão de hospitais públicos no Pará. Foram cumpridos, à época, 95 mandados de busca e apreensão em outros sete Estados, entre eles o Espírito Santo. Não há, até então, nenhum indício de participação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) no esquema.
A ação foi proposta pelo governo do Espírito Santo, que pontuou na petição que o conteúdo falso visava "apenas desmoralizar órgãos e agentes estatais". A juíza da Vara da Fazenda Pública Estadual de Vitória Heloísa Cariello, que assina a decisão, apontou que a "notícia divulgada por Soraya parece, à primeira vista, não corresponder à realidade".
"Vislumbro fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação, visto que, se não removida ou indisponibilizada, de imediato, a postagem que veicula informação aparentemente falsa, permanecerão sendo atingidas as estruturas orgânicas do Estado do Espírito Santo, especialmente dos agentes da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), de modo a desmoralizá-los e desacreditá-los perante a sociedade capixaba", pontuou a magistrada.
Até a manhã desta sexta-feira (24), as publicações, que haviam sido compartilhadas no Twitter, no Instagram e no Facebook, ainda estavam nas páginas da parlamentar. Após ser procurada por A Gazeta, Soraya Manato excluiu o conteúdo. Por nota, ela disse que não vê a publicação divulgada como "fake news".
"Bom, atuo sempre respeitando as leis brasileiras e as instituições. Não vejo o conteúdo divulgado como fake news. Basta fazer uma busca rápida na internet sobre o assunto. Mas, decisão judicial deve ser cumprida e o conteúdo foi apagado. Tenho um mandato limpo, transparente e trabalho em defesa do povo capixaba. Sou ficha limpa e tenho orgulho disso", destacou a deputada federal.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta