A Justiça Eleitoral impôs uma série de penalidades a Weverson Meireles, candidato do PDT à Prefeitura da Serra, pelo uso da máquina pública e abuso de poder econômico na campanha eleitoral, em decisão liminar divulgada na quarta-feira (23). A decisão teve como base uma ação protocolada pela campanha do deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos), que disputa com o pedetista o segundo turno de votação visando ao comando do Executivo serrano.
Entre as penalidades, estão a suspensão de publicações na rede social Facebook, suspensão de grupos de WhatsApp e proibição de constrangimento de servidores para apoio político. Veja ao final da matéria a lista com proibições e multas em caso de descumprimento.
Além de Weverson, são citados como investigados na ação o atual prefeito da Serra, Sergio Vidigal (PDT); a primeira-dama Sueli Vidigal; e a vice na chapa majoritária do PDT, Gracimeri Gaviorno (MDB). A campanha informou que vai recorrer da decisão.
Na ação, a juíza Telmelita Guimarães Alves, da 26ª Zona Eleitoral da Serra, alega a utilização da administração pública para, segundo os autos, a difusão das cores da campanha de Weverson por meio da pintura de bens públicos, além de associação do candidato à realização e conclusão de obras. No mesmo documento, a juíza destaca que a denúncia contra a chapa do PDT apresenta indícios de que servidores públicos teriam sido incluídos em grupo de WhatsApp para atuarem em eventos de campanha eleitoral do candidato.
"Resta mais do que evidenciada a probabilidade do direito a que se funda petição inicial, de onde é possível constatar uma diversidade de eventos que apontam para a indevida utilização da estrutura pública do município de Serra em prol do candidato Weverson Valcker Meireles, em típico ato de abuso de poder econômico e político", destaca Telmelita na decisão.
Veja a lista com as punições e as multas caso sejam descumpridas:
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta