A menos de duas semanas da posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente da República, no dia 1° de janeiro de 2023, caravanas do Espírito Santo se organizam e fazem os últimos preparativos da viagem que vai levar capixabas até Brasília. Algumas ainda têm vagas (confira abaixo) para quem quiser acompanhar a solenidade que marca o início do novo mandato do petista. Depois da cerimônia oficial, ainda haverá um festival de música com vários artistas do país.
Grupos foram criados em aplicativos de mensagem para reunir caravanas e pessoas interessadas em fazer a viagem que, de Vitória a Brasília, tem duração estimada em 20 horas, segundo Rogério Agripino da Silva, guia de turismo credenciado, que está à frente de uma das excursões.
Do Espírito Santo, vão sair grupos tanto da Região Metropolitana quanto do interior, a maioria no esquema "bate-volta". Eles embarcam no dia 31 de dezembro, passam a virada do ano na estrada, e chegam em Brasília em 1° de janeiro para um dia repleto de atividades.
Mas quem tem interesse em viajar é bom se apressar. Restam poucas vagas. Algumas caravanas, inclusive, já estão completas, como é o caso da organizada pela deputada estadual eleita e vereadora de Vitória, Camila Valadão (PSOL). No ônibus do "Lulapalooza com Valadão", 56 pessoas dos mais diferentes perfis vão seguir viagem. "Tem famílias, tem jovens, tem idosos. Gente que é militante de movimentos sociais e gente que simplesmente considera importante se fazer presente em Brasília neste momento", descreve a parlamentar.
A estrutura para a festa de posse começou a ser montada na Esplanada dos Ministérios no fim de semana. Chamado de "Festival do Futuro", mas apelidado de Lulapalooza, o evento está sendo organizado pela socióloga e futura primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja. Entre mais de 20 nomes já confirmados estão Chico César, Martinho da Vila, Maria Rita, Zélia Duncan, Odair José, Gaby Amarantos, Pabllo Vittar, Teresa Cristina, Valesca Popuzada e Juliano Maderada, cantor de forró e autor de "Tá na Hora do Jair Já Ir Embora", hit da campanha eleitoral. Os artistas não cobraram cachê.
As apresentações ocorrerão em dois palcos, batizados de Gal Costa e Elza Soares, dois ícones da música brasileira que faleceram neste ano, e estão previstas para começar às 18h30.
A equipe de transição espera um público de 250 mil pessoas. A maior preocupação do grupo que organiza a posse, até o momento, é com a segurança do público que pretende viajar a Brasília para acompanhar a posse de Lula. Nas redes sociais, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou que irá trabalhar para que "a cerimônia aconteça da melhor forma possível, com segurança e paz".
Antes dos shows, o público poderá acompanhar da Esplanada o tradicional desfile em carro aberto, no qual Lula percorrerá a pista em frente aos ministérios. Pelos telões, os presentes também assistirão aos eventos protocolares, como o ato que oficializa a posse, no Congresso Nacional, o pronunciamento e a transmissão da faixa presidencial. O embaixador Fernando Igreja, responsável pelos trâmites relativos à posse de Lula, disse que 17 chefes de Estado já confirmaram presença na cerimônia.
O roteiro oficial previsto é o seguinte:
Confira caravanas que vão partir do Espírito Santo para a posse de Lula:
Caravana de Rogério Agripino
Caravana de Judite Barros
Caravana de Gilmar Leite
Caravana de Maria José
Caravana do Hildo
Com informações das agências Brasil e Estado
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta