O prazo final para a regularização de pendências eleitorais termina nesta quarta-feira (8). No Estado, apenas entre os dias 2 e 7 deste mês, período em que os cartórios funcionaram em horário estendido, mais de 36 mil eleitores procuraram a Justiça Eleitoral para seviços como transferência de domicílio eleitoral, emissão de primeira via do título de eleitor e cadastramento de biometria.
Os números prévios foram repassados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) e têm como base atendimentos realizados nos cartórios dos 78 municípios capixabas. Em muitos deles, foram registradas longas filas nesta quarta-feira (8).
O estudante do primeiro ano do ensino médio Kaua Andrade, de 16 anos, foi um dos que estiveram presentes no cartório localizado na Enseada do Suá, em Vitória, neste último dia. Ele, que não é obrigado a votar pela idade, ficou na fila por mais de quatro horas para tirar seu primeiro título. “Pretendo exercer meu papel de eleitor neste ano”, disse.
O empresário Victor Sales, 37 anos, deixou para regularizar no último dia por conta da correria do dia a dia. “Tirei o dia para isso, não dá pra achar ruim essa fila, não”, disse o eleitor, que levou um livro para se distrair enquanto aguardava atendimento.
As estudantes de Odontologia Pietra Fabri e Ana Júlia Dalla descobriram em uma matéria de A Gazeta que o prazo se encerraria nesta quarta-feira (8). “Saímos da faculdade às pressas para tirar esse título e poder votar neste ano”, contaram à reportagem.
Os eleitores que perderem o prazo para regularização da situação eleitoral só poderão solicitar os serviços no dia 5 de novembro, após o segundo turno das eleições municipais deste ano, previsto para 27 de outubro, nas cidades com mais de 200 mil habitantes. A Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) determina que nenhum requerimento de inscrição eleitoral ou de transferência de domicílio seja recebido nos 150 dias anteriores à data da votação.
Neste ano, os eleitores vão votar para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta