Mais de 90% dos vereadores que integram as câmaras municipais da Grande Vitória estão disputando a permanência no cargo nas Eleições 2024. Ao todo, 68 nomes de um total de 73 nas cidades de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica brigam pela continuidade do mandato por mais quatro anos. Os dados analisados pela reportagem de A Gazeta foram consultados junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No entanto, é importante destacar que nem todos os parlamentares que hoje tentam seguir no cargo foram originalmente eleitos no pleito municipal de 2020. Há casos de vereadores que assumiram o posto ao longo da legislatura iniciada em janeiro de 2021. Os vereadores de Vitória André Moreira (Psol) e Vinícius Simões (Cidadania), que neste ano tentam se reeleger, por exemplo, foram empossados no cargo em fevereiro do ano passado. Eles eram os suplentes de Camila Valadão (Psol) e Denninho Silva (União), respectivamente, que foram eleitos deputados estaduais em 2022.
Em Cariacica, cinco novos vereadores assumiram cargo na Casa de Leis a sete meses do fim da legislatura. Isso aconteceu porque em maio deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) condenou os partidos pelos quais cinco parlamentares haviam sido eleitos (Cidadania, PV e PMN - atual Mobiliza) por fraude à cota de gênero (fraude no registro de candidaturas femininas) e decidiu pela cassação dos respectivos mandatos.
Inclusive, no Legislativo cariaciquense 18 dos 19 vereadores que atualmente integram a Câmara são candidatos à reeleição. Em termos percentuais, o dado aponta que mais de 90% dos parlamentares pretendem seguir representando seu eleitorado na cidade.
Em comparação com as eleições de 2020, as candidaturas à reeleição para o cargo de vereador em Cariacica cresceram 50%. No pleito de quatro anos atrás, 12 dos 19 parlamentares eleitos em 2016 tentaram a permanência no cargo. Desse total, 8 foram reeleitos, 2 assumiram vagas destinadas a suplentes e outros 2 não conseguiram se reeleger.
O Legislativo de Vitória também registrou um alto índice de candidaturas visando a um segundo mandato na Câmara Municipal. A Casa tem 15 vereadores com mandatos vigentes. Desse rol, apenas Leandro Piquet (PP), presidente da Mesa Diretora, não disputa reeleição. Em 2020, 9 vereadores concorreram a um segundo mandato na Capital. O aumento no número de candidaturas à reeleição, nesse caso, foi de 55% de uma eleição para a outra.
Em maio de 2023, a Câmara de Vitória aprovou o aumento do número de parlamentares no município: nas eleições deste ano 21 vereadores serão eleitos para a legislatura 2025-2028.