O empresário Marcus da Cozivip (Podemos) foi eleito prefeito de São Mateus, neste domingo (6), com 43,59% dos votos. A chapa puro-sangue - quando os candidatos titular e vice são do mesmo partido - composta por Marcus e Professora Raquel foi a preferida de 28.030 eleitores do município do Norte do Espírito Santo nas Eleições 2024.
Tendo recebido 41,58% dos votos, Carlinhos Lyrio (Republicanos) ficou em segundo lugar na disputa. Na terceira colocação, Professora Zenilza Pauli (PT) conseguiu 7,69% dos votos. Em quarto ficou o pastor Nilis Castberg (PL), que recebeu 5,25% dos votos válidos. O ex-secretário de Saúde Henrique Follador (PDT), candidato à sucessão do atual prefeito Daniel da Açaí (sem partido), ocupou a quinta posição, com 1,88%.
Neste pleito, 2,34% votou em branco e 2,69% anulou o voto no município do Norte capixaba.
O vencedor da eleição, que assume o Executivo municipal de São Mateus em 1 de janeiro de 2025, contou com o apoio de uma coligação formada por 8 legendas, incluindo a sua. Estiveram juntos na campanha eleitoral de Marcus o Podemos, Avante, PRD, PRTB, Novo, PSD, Solidariedade e o MDB de Amadeu Boroto, que era pré-candidato a prefeito, mas foi declarado inelegível pela Justiça Eleitoral.
O grupo que apoiava o emedebista acabou dividido após a decisão que o deixou de fora da corrida pelo comando do município. Sete legendas que estavam ao lado de Boroto acabaram fortalecendo a candidatura do radialista derrotado Carlinhos Lyrio.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta