Durante visita ao Espírito Santo, o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) falou sobre segurança pública em uma palestra a empresários realizada em Vitória. Entre os pontos citados, o general destacou a situação dos presídios no país, classificando a maioria como grandes masmorras medievais.
No discurso, Mourão criticou a estrutura do sistema prisional brasileiro, destacando a necessidade de mudanças.
Além disso, também citou a falta de critério no encarceramento de condenados por diferentes tipos de crime.
> Videoconferências vão reduzir gastos com escolta de presos no ES
Sem entrar em detalhes de como isso pode ser transformado, o vice-presidente também falou sobre os privilégios ao que ele chamou de bandidagem de alto nível, e a reeducação de detentos para reinserção na sociedade.
O presídio também não pode ser uma colônia de férias para a bandidagem de alto nível, e também tem que reeducar a pessoa. Principalmente aquele que ainda tem condições de ser reeducado, destacou.
Ainda dentro do assunto segurança pública, Mourão falou sobre a necessidade de mudanças na legislação atual, que chamou de leniente, questionando o retorno de criminosos para a sociedade após o cumprimento de penas curtas; e de se aumentar a capacidade tecnológica da polícia entre os Estados.
No mesmo evento, Mourão falou que o governo errou no combate às queimadas na Amazônia e que o governo federal não deve fazer concursos públicos nos próximos meses. Mais cedo, o vice presidente esteve no Convento da Penha, fazendo uma visita, e disse que iria à Festa da Penha.
Após o encontro com os empresários, o vice-presidente seguiu para uma reunião fechada no Palácio da Fonte Grande com o governador Renato Casagrande (PSB) que apresentou o programa estadual de políticas públicas de segurança Estado Presente.
O secretário estadual de Justiça, Luiz Carlos Cruz, que participou da reunião, falou sobre um retorno positivo do general, elogiando a integração das forças policiais. O vice-presidente ficou bastante satisfeito com o que está sendo feito aqui no Espírito Santo, afirmou Cruz.
Mourão elogiou o programa, dizendo que o mesmo serve de exemplo para os outros estados.
"É um trabalho de integração de todos os entes ligados à segurança pública, no uso correto das ferramentas de inteligência, para que se faça um mapeamento de onde são cometidos os crimes e a partir disso, para que o combate a esse flagelo que atinge o nosso País seja feito de forma organizada. O Espírito Santo, pela forma como vem conduzindo isso, é mais uma vez exemplo para o restante da federação", disse.
A reunião com o governador foi o último compromisso de Hamilton Mourão no Espírito Santo. Logo após o encontro, a comitiva do vice-presidente seguiu direto para o Aeroporto de Vitória, de onde decolou por volta de 16h30.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta