> >
Não registrei minha biometria, posso votar?

Não registrei minha biometria, posso votar?

Prazo para cadastrar a biometria junto à Justiça Eleitoral terminou no dia 8 de maio e apenas 58% dos eleitores capixabas fizeram o registro

Publicado em 19 de setembro de 2024 às 11:00

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
O cadastro biométrico pode ser verificado no e-Título
O cadastro biométrico pode ser verificado no e-Título. (shutterstock)
Breno Coelho
Repórter / [email protected]

O prazo para o eleitor regularizar a sua situação na Justiça Eleitoral se encerrou no dia 8 de maio, portanto, aqueles que não registraram a sua biometria só poderão fazer o cadastro após as Eleições Municipais 2024, marcadas para o próximo 6 de outubro.

Segundo dados disponíveis no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos 2.999.734 eleitores registrados no Espírito Santo, apenas 1.743.685 (58,13%) estão com a biometria cadastrada.

Com isso, surge a pergunta: se eu não tiver feito meu cadastro biométrico, vou poder votar normalmente? A resposta é sim!

A biometria, que é a coleta das impressões digitais de todos os dedos das mãos, a assinatura e a foto digitalizada do eleitor, foi implementada a partir de 2008 com o intuito de garantir mais segurança ao processo eleitoral e evitar fraudes.

No entanto, o cadastro biométrico não é obrigatório. Para se identificar no dia da eleição, basta comparecer ao local com um documento oficial com foto e votar normalmente. Só tome cuidado: se, por acaso, você foi convocado para revisão de eleitorado com o objetivo de coletar a biometria e não compareceu, pode estar com o título cancelado.

Para verificar a sua situação, acesse a página do TSE, clique na aba “Serviços” e faça a consulta em “Situação eleitoral”. Se você já tiver o aplicativo e-Título, também poderá verificar essas informações por lá.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais