No próximo domingo, 6 de outubro, milhões de eleitores sairão de suas casas para escolher os prefeitos e vereadores dos municípios em todo o Brasil. Para evitar qualquer tipo de problema, é importante consultar com antecedência qual será o local de votação. Mas você sabe como fazer isso?
> Confira aqui os candidatos a prefeito e vereadores nas 78 cidades do Espírito Santo
É bem simples. Existem algumas opções para descobrir onde vai votar:
Além dessas opções, A Gazeta também disponibiliza uma tabela com todos os locais de votação. Basta você pesquisar pela seção eleitoral, pela zona e cidade para descobrir o endereço.
Para consultar o local de votação no site do TSE, basta acessar a aba ‘local de votação’, onde será solicitado seu nome completo, nome da sua mãe e a sua data de nascimento. Após isso, você será redirecionado a outra página que indicará a zona, seção e local de votação.
O aplicativo e-Título é a versão digital do título de eleitor. Ele foi lançado em 2017 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e permite que o eleitor tenha acesso às informações cadastradas na Justiça Eleitoral.
Através do aplicativo, que está disponível gratuitamente nas lojas virtuais dos smartphones, é possível consultar a zona e a seção eleitoral, emitir certidão de quitação eleitoral e guias de pagamentos, consultar débitos com a Justiça Eleitoral e se cadastrar como mesário voluntário. Basta fornecer o número do CPF para ter acesso a todos os serviços.
A Bel (Bot Eleitoral), como é chamada, é uma assistente virtual criada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) que serve para tirar dúvidas dos eleitores capixabas. Ela simula conversas e foi treinada para responder as principais perguntas relacionadas às eleições.
A assistente está disponível no endereço https://bel.tre-es.jus.br/ e pode ser acessada de qualquer dispositivo.
O bate-papo com a Bel pode ser feito de diversas formas, tanto por texto, como por comando de voz, garantindo a acessibilidade.
Além da Bel, o TRE-ES disponibilizou na última eleição uma importante ferramenta de comunicação para o eleitor. Trata-se do WhatsApp do Tribunal, um canal de respostas automáticas que tira dúvidas e recebe denúncias relacionadas ao período eleitoral.
No entanto, o recurso ainda não está confirmado para o pleito de 2024. Assim que houver uma posição oficial do TRE-ES, a matéria será atualizada.
Também é possível solicitar qualquer informação ao TRE-ES enviando emails para os cartórios eleitorais. No endereço www.tre-es.jus.br/o-tre/cartorios é possível encontrar a lista completa dos cartórios.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta