Neste domingo (2), os brasileiros vão às urnas para escolher deputados, senadores, governadores e presidente. E, às vésperas do pleito, muitos eleitores ainda buscam informações básicas sobre as Eleições 2022. Dúvidas como consultar o local de votação, os nomes dos candidatos e como justificar o voto, estão em alta nos temas mais buscados do Google. Pensando nisso, A Gazeta respondeu as principais dúvidas pesquisadas nas últimas horas para ajudar o eleitor.
A poucas horas das Eleições 2022, a população capixaba tem buscado pelos nomes dos candidatos que estão na disputa neste ano. Para ajudar a definir seu voto na reta final, veja a lista dos candidatos:
Os assuntos relacionados aos mesários também estão em alta nas pesquisas dos capixabas. Muitos querem saber se foram convocados, se podem recusar e quais são os benefícios em exercer esse papel tão importante no dia das eleições. Tire suas dúvidas:
O interesse pelas pesquisas eleitorais aumentam na reta final das corrida eleitoral. A pesquisa mais procurada nas últimas horas é sobre quem está na frente para comandar o Brasil pelos próximos quatro anos.
O horário de votação está sendo procurado pelos eleitores, já que, nas eleições municipais de 2018, o período foi fora do convencional, devido à pandemia do Covid-19 — entre 7h e 17h. Mas, neste ano, o horário volta ao tradicional, sendo das 8h às 17h.
Não, você não pode escolher em candidato para deputado federal de outro Estado. A Constituição Federal estabelece um número de parlamentares proporcional à população de cada Estado e do Distrito Federal.
Alguns eleitores podem estar fora de seu local de votação ou, por algum motivo, não conseguir comparecer ao pleito. Então, confira como você pode justificar seu voto no dia da eleição:
Buscas referentes ao título de eleitor também estão em alta nesta reta final. Saiba mais sobre o documento e o que é preciso levar para votar:
É normal que novos eleitores ou os que mudaram o local de votação esqueçam onde deverão votar. Por isso, como consultar o local de votação é um assunto em alta. Veja as maneiras de descobrir:
O pedido para solicitar o voto em trânsito deveria ser feito presencialmente, em qualquer cartório eleitoral do país, entre 18 de julho e 18 de agosto deste ano, prazo estipulado pela Justiça Eleitoral.
Sim, se você tiver solicitado o voto em trânsito, poderá votar para presidente mesmo que esteja em outro Estado. Veja a lista dos locais disponíveis para receber eleitores de outros municípios e Estados:
Não há uma quantidade máxima de justificativa eleitoral. O eleitor pode se justificar em quantos pleitos forem necessários. Porém, deve ficar atento: caso não pagar multa ou não se justificar em três eleições consecutivas, terá o título cancelado.
Sim, caso você não compareceu ao pleito, não justificou a sua ausência nem pagou a multa referente às eleições de 2020, ainda poderá votar na eleição geral de 2022.
Os eleitores, principalmente os novos, costumam ter dúvidas sobre esse assunto. Confira o que é permitido e o que não é:
Muitos eleitores usam dessas opções como forma de protestos e para manifestar sua indignação com os candidatos. Entenda o que acontece se você votar branco ou nulo:
Os eleitores também estão buscando a data do segundo turno. Caso seja necessário, os eleitores deverão voltar às urnas no dia 30 de outubro, último domingo do mês.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta