A pandemia do novo coronavírus deve atrasar a definição de todos os candidatos ao Executivo de Linhares, no Norte do Espírito Santo. Lideranças da política local afirmam que as medidas de isolamento social estão atrapalhando as articulações eleitorais e dificultando contato com apoiadores para formação de alianças. Apesar disso, alguns nomes já estão confirmados como pré-candidatos. Nos bastidores, sete políticos são apontados como os principais postulantes ao comando na cidade, mas a expectativa é que a lista, que já chegou a ter aproximadamente 15 nomes, diminua nas próximas semanas. (Veja a listagem ao final desta reportagem.)
Em seu quarto mandato como prefeito de Linhares, Guerino Zanon (MDB), teve uma eleição tranquila em 2016, com 73,6% dos votos válidos. Entre aliados e adversários, Guerino é apontado como candidato certo à reeleição. Procurada pela reportagem de A Gazeta, a assessoria de Guerino não se posicionou sobre a sua candidatura. Assim que fizer, essa matéria será atualizada.
Internamente, o político tem afirmado para algumas pessoas que não pensa nas eleições neste momento, e sim em dirigir o município em meio à pandemia do novo coronavírus. Atualmente, de acordo com dados do painel da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), atualizado nesta sexta-feira (19), Linhares contabiliza 934 casos positivos de Covid-19, sendo que 19 pessoas morreram vítimas da doença no município.
Segunda colocada nas eleições 2016, a ex-deputada estadual Eliana Dadalto, que deixou o PTC e se filiou ao Podemos para tentar chegar ao comando do Executivo, confirma sua pré-candidatura e se coloca como principal força de oposição ao atual prefeito.
Venho no embate com o atual prefeito há várias eleições. No último pleito municipal, fui a força que o enfrentou. Outros nomes que estão sendo ventilados na cidade se comportam mais como aliados do prefeito do que verdadeiramente seus opositores, afirma a ex-deputada.
A pré-candidata confirma que já existe uma negociação adiantada com outros partidos que devem compor o seu grupo político nas eleições, mas afirma que teve que adaptar os contatos durante a pandemia.
Tenho dedicado boa parte do meu tempo para conversar com os partidos e lideranças, onde tenho recebido incentivos e declaração de apoios via contato telefônico ou videoconferência. Diante da Covid-19, os contatos presenciais não são adequados, explicou.
Outro nome apontado como concorrente certo ao Executivo é o do professor universitário e advogado Lucas Scaramussa (DC). Ele confirma que é pré-candidato. Scaramussa também afirma que a pandemia do novo coronavírus afetou as conversas com possíveis apoiadores, mas aposta nos recursos virtuais para manter o contato com apoiadores.
Inegável que a pandemia causada pelo coronavírus prejudicou o diálogo e, de certa forma, até tirou a vontade de dialogar política. Falta clima e é tudo muito triste, mas não podemos desanimar, porque mais do que nunca o futuro da política precisa ser pensado. Apenas, na medida do possível, temos dialogado com precauções e a segurança que devem ser presentes no dia a dia de cada um de nós. Inclusive, alguns diálogos com os que dispõem do recurso de forma virtual. Reuniões com representantes de bairros, instituições e amigos como eram feitas no passado, infelizmente, não é possível, destaca.
O pré-candidato afirma que, mesmo com essas dificuldades, tem recebido sinal de apoio de siglas como o PSD, Solidariedade, Avante e PSL. Ele ainda espera o apoio de outros partidos.
Na política, Scaramussa já disputou uma vaga de deputado estadual em 2018, mas não foi eleito. Na ocasião, ele contou com o apoio do prefeito Guerino Zanon em sua campanha ele também já trabalhou na administração municipal. Nos bastidores, Scaramussa é apontado como um forte concorrente ao Executivo e conta com prestígio do setor acadêmico e simpatia de empresários locais.
Outro político que confirma sua pré-candidatura é o deputado estadual Marcos Garcia (PV). Ele também aponta dificuldades no processo de formação de alianças políticas, em função da pandemia.
Nossas conversas são praticamente todas por telefone, o contato com as pessoas tem que ser restrito e com muita cautela. Então está muito difícil, mas essa questão é para todos os partidos, diz o deputado.
Garcia está em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa; ele obteve 13.442 votos nas eleições de 2018. É graduando em Ciências Políticas, empresário no ramo de irrigação e produtor rural. Para as eleições de 2020, ele espera contar com o apoio de PSB, DEM e Cidadania, além de outras siglas que estão em negociação.
Escolhido como pré-candidato do PT, Odilon Gava é militante na política de Linhares há mais de 30 anos, o empresário é ex-deputado federal e já trabalhou em diversos mandatos na prefeitura. Gava avalia que a pandemia está dificultando as articulações para todos os grupos políticos de Linhares. Ele tem usado a internet e o telefone para conversar com possíveis apoiadores de sua candidatura, mas reconhece que a falta de contato pessoal é um problema para as articulações eleitorais.
É um problema que todos nós estamos enfrentando, está difícil para todos os grupos políticos, isso pode favorecer quem já está no poder, afirmou Gava.
O petista destacou que mantém contato com outros partidos em busca de apoio, mas pode disputar as eleições sem outras siglas na coligação.
Veterano na política capixaba, o ex-prefeito de Linhares e ex-deputado Luiz Durão (PDT) é outro apontado como pré-candidato ao comando do Executivo de Linhares. O pedetista ainda não decidiu sobre a candidatura, e aponta a pandemia do novo coronavírus como um dos fatores para a indefinição.
Ainda não me decidi, sou do grupo de risco, já fiz alguns procedimentos cardíacos e tenho idade avançada. O coronavírus deixa a gente com dúvida sobre a candidatura, destacou Durão. O político é outro que tem feito contato com possíveis aliados via telefone e internet durante a pandemia.
Outro experiente na política, o também ex-prefeito e ex-deputado José Carlos Elias (Pros) pode disputar o pleito em 2020. Elias afirma que não definiu a sua posição em relação às eleições e aponta a pandemia do novo coronavírus como uma das causas.
Ainda estou conversando com amigos e familiares para definir uma possível candidatura, mas a pandemia atrapalha isso. Estou fazendo articulações por telefone", afirma.
O político disse que ainda precisa resolver questões judiciais para confirmar a sua possível candidatura.
Outra questão que agita os bastidores na política linharense é o candidato que pode receber o apoio do governador Renato Casagrande (PSB) na disputa do Executivo. Na visão de lideranças do município, a chancela do Palácio Anchieta pode representar muito na corrida eleitoral.
O pré-candidato e deputado estadual Marcos Garcia confirmou que o PSB, partido de Casagrande, deve compor a sua chapa nas eleições. Sobre o apoio do governador, Garcia afirmou que está conversando com Casagrande. Existe uma boa conversa com o governador e espero, sim, que ele possa me apoiar, afirmou o deputado.
Se for candidato, Luiz Durão (PDT) também espera contar com as bênçãos de Casagrande. O governador é um amigo, temos boa relação. Se eu realmente confirmar a minha candidatura, vou pedir o apoio dele, afirmou Durão.
Apesar disso, algumas pessoas acreditam que Casagrande pode se manter neutro na disputa eleitoral em Linhares. Na visão de algumas lideranças, isso favorece ainda mais o atual prefeito. Guerino é um aliado histórico de Paulo Hartung, ex-governador e adversário político de Casagrande.
O prefeito Guerino Zanon é dado como certo para disputar o quinto mandato em Linhares. Procurada pela reportagem, a assessoria de político não respondeu.
A ex-deputada estadual confirma sua pré-candidatura. Eliana se apresenta como principal opositora do atual prefeito.
Scaramussa já disputou uma vaga de deputado estadual em 2018, mas não foi eleito. Na ocasião, ele contou com o apoio do prefeito Guerino Zanon em sua campanha. Nos bastidores, é apontado como um forte concorrente ao Executivo, já que conta com prestígio do setor acadêmico e simpatia de empresários locais.
Marcos Garcia está em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa. Ele obteve 13.442 votos nas eleições de 2018. É graduando em Ciências Políticas, empresário no ramo de irrigação e produtor rural.
Militante na política de Linhares há mais de 30 anos, o empresário Odilon Gava é ex-deputado federal e já trabalhou em diversos mandatos na prefeitura.
Ex-prefeito e ex-deputado, José Carlos Elias também pode disputar o pleito em 2020. Ele afirma que não definiu a sua posição em relação às eleições.
Veterano na política capixaba, ex-prefeito de Linhares e ex-deputado, Luiz Durão ainda não se definiu sobre a candidatura
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta