Construir um mergulhão, realizar concurso público para contratação de professores da rede pública de ensino e mudar a prefeitura de endereço são algumas das promessas feitas durante a campanha eleitoral pelo prefeito eleito de Cachoeiro de Itapemirim, Theodorico Ferraço (PP). As metas estabelecidas para o quinto mandato do político, de 86 anos, devem ser cumpridas até 2028, quando serão realizadas novas eleições municipais.
Para que os cachoeirenses possam monitorar e cobrar o cumprimento das propostas do prefeito, A Gazeta listou 15 projetos concretos de Ferraço. Os compromissos selecionados foram apresentados no plano de governo registrado no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em entrevistas, sabatinas e debates realizados pela Rede Gazeta, além de publicados nas redes sociais do candidato.
Confira abaixo 15 promessas feitas por Ferraço nas Eleições 2024:
Já como prefeito eleito, Ferraço prometeu, em entrevista ao Gazeta Meio Dia, da TV Gazeta, retirar as muretas da Avenida Aristídes Campos. “A primeira coisa que vamos fazer em Cachoeiro é arrebentar aquelas muretas na Avenida Aristídes Campos, que é uma obra que precisa ser refeita e representa um obstáculo muito grande para o cachoeirense”. Além disso, afirmou que pretende construir, "de qualquer maneira", um mergulhão no trevo do IBC.
Em seu plano de governo, o mandatário promete estabelecer "convênios cooperativos ligados à Unimed, Hospital Infantil e outras organizações, para contratação de médicos pediatras, com estudo de viabilidade de implantação de mutirões mensais ou trimestrais, em locais estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, e outras especialidades de maior reivindicação da população". A promessa foi reforçada também durante o Gazeta Meio Dia. Na entrevista, Ferraço afirma: “a saúde tem problemas. (A falta de) Pediatras é um problema muito sério. Nós já conversamos com a Unimed e através de cooperativas é possível que a gente tenha esses médicos”.
O prefeito de 86 anos também prevê, no plano de governo, a retomada do Programa de Restaurante Popular em Cachoeiro de Itapemirim, para pessoas de baixa renda.
Reafirmando uma proposta do plano de governo, Ferraço disse, em entrevista ao Gazeta Meio Dia, que vai realizar um concurso público para contratar mil novos professores. “De cara, eu vou anunciar um concurso para mil professores. 10 ou 15 dias após entrar, já terei uma comissão especial na educação para tomar essa providência”, disse o prefeito que também afirmou que não vai permitir que as aulas sofram qualquer atraso.
Quando questionado por A Gazeta sobre propostas para lidar com o esvaziamento do centro devido a migração do comércio para os bairros periféricos, Ferraço declarou que pretende criar "mecanismos para dar incremento aos comerciantes" da região central de Cachoeiro. Um deles, de acordo com o mandatário, é mudar a localização da Prefeitura. "O comércio representa mais renda para o município, mais emprego, então nós temos que criar condições. Uma das providências que nós falamos com eles (os comerciantes) é voltar a Prefeitura para o centro”.
Durante a campanha eleitoral, Ferraço prometeu estabelecer um "cinturão de segurança" a partir da criação, em "locais estratégicos", de 20 postos da Guarda Municipal que contarão com 200 agentes ao todo. A proposta, mencionada durante entrevista à TV Gazeta, também consta no programa de governo. No documento, é esclarecido que haverá um concurso público "utilizando vagas que estão em processo de seleção".
A construção da segunda unidade em Cachoeiro da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), rede de defesa e garantia de direitos das pessoas com deficiência, é, para o prefeito, essencial para garantir atendimento especializado às pessoas autistas, conforme declarou em entrevista concedida à TV Gazeta.
O mandatário pretende aumentar a arrecadação municipal sem precisar mexer na cobrança do IPTU. “Eu vou ter que aumentar a renda de Cachoeiro, mas não vou aumentar através de IPTU. O IPTU nós não vamos permitir o aumento. Já é um compromisso que eu fiz a consagração em praça pública”, disse Ferraço em entrevista ao Gazeta Meio Dia.
A transformação do Parque de Exposições de Cachoeiro de Itapemirim em um Centro de Eventos e em parque multiúso é uma das propostas para a área de cultura e lazer que constam no plano de governo do prefeito.
Já sobre infraestrutura, desenvolvimento da cidade e habitação, a promessa de Ferraço, documentada no plano de governo, é "cadastrar todos os moradores em áreas de risco e realocá-los, ofertando imóveis em locais seguros".
De acordo com o prefeito, quando questionado por A Gazeta sobre as propostas para a área da educação na cidade, é fundamental garantir o bem-estar dos professores da rede pública de ensino. “Esse negócio do professor não poder se alimentar no colégio é um negócio monstruoso. Aqui não vai acontecer. Haja o que houver nós vamos dar oportunidade para que os professores e servidores tenham a mesma alimentação que os alunos têm”.
O plano de governo do progressista prevê a implantação de locais de embarque e desembarque de veículos leves de carga, "que vão abastecer o comércio nos bairros do município, principalmente no centro da cidade", e também a proibição da circulação de caminhões no centro de Cachoeiro durante o horário comercial.
Com o objetivo de ampliar o turismo da cidade e promover cultura e lazer para a população, Ferraço propõe, no programa de governo, a construção de um sambódromo na altura da Estação Ferroviária, "aproveitando o barranco para erguer as arquibancadas, com capacidade para 5 mil cachoeirenses, voltado para shows, desfiles, carnaval e afins".
Entre as propostas do plano de governo para melhorar o desenvolvimento de Cachoeiro, infraestrutura e habitação, está a regularização "de todos os imóveis da cidade para os proprietários que provarem a sua impossibilidade de pagar a escrituração e registro, definindo critérios de quem preenche esse requisito".
Transformar os processos da Prefeitura em processos digitais, facilitando acesso aos serviços disponíveis da Prefeitura de forma eletrônica é uma das metas do prefeito. Em seu plano, há a promessa de possibilitar e facilitar o envio e recebimento de documentos e sua devida assinatura de forma digital.
Para ter acesso a outras promessas feitas por Ferraço e por outros candidatos durante a campanha, o leitor pode utilizar o Compare e Vote, ferramenta desenvolvida por A Gazeta durante as Eleições 2024.
Ao entrar na plataforma, basta selecionar um dos municípios, escolher dois candidatos para comparar suas propostas e, por fim, selecionar a área de interesse. São elas: saúde, educação, emprego e habitação, assistência social, infraestrutura, segurança, meio ambiente, cultura e esporte, transporte, turismo, economia e gestão e inovação. As informações que constam na ferramenta foram extraídas dos arquivos entregues pelos próprios candidatos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Veja abaixo:
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta