Eleito para governar a Serra no segundo turno de votação, Weverson Meireles (PDT) tem uma lista de promessas feitas ao eleitorado durante o período de campanha. No rol de propostas apresentadas pelo então candidato, estão medidas que vão da construção de mais escolas de tempo integral no município ao pagamento de benefício a filhos de mulheres vítimas de violência doméstica.
Ainda fazem parte das promessas do prefeito eleito a reestruturação, expansão e fortalecimento da rede de unidades básicas de saúde, bem como o aumento do efetivo da Guarda Municipal e ampliação da atuação dos agentes para 24h. Na Serra, a principal demanda da população está relacionada à área da Saúde, conforme dados levantados em pesquisa do Ipec.
Para que os moradores possam acompanhar e cobrar as promessas feitas pelo prefeito, A Gazeta elencou 15 propostas concretas de Weverson, apresentadas no programa de governo registrado no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em propaganda eleitoral e em entrevistas, sabatinas e debates realizados pela Rede Gazeta.
Em 2020, A Gazeta fez o mesmo trabalho de elencar as propostas feitas por Vidigal na campanha eleitoral e, quatro anos depois, checou o andamento de cada uma em um “promessômetro”, mostrando quais compromissos foram cumpridos, os que foram cumpridos parcialmente e aqueles que não foram cumpridos.
Uma das promessas feitas por Weverson Meireles para a área da Saúde, em entrevista para A Gazeta, foi a construção de um Centro de Diagnóstico Municipal com tecnologias avançadas para diagnóstico e tratamento com foco na saúde da mulher e das crianças neuroatípicas e neurodivergentes.
Ainda na entrevista concedida para A Gazeta em 29 de agosto de 2024, o então candidato prometeu entregar dez novos CMEIs e dez novas EMEFs em tempo integral no município da Serra, com foco em melhorar o desempenho acadêmico, reduzir a desigualdade no acesso à educação de qualidade e oferecer uma estrutura que apoie as famílias. Em programa de rádio, prometeu ainda ampliar em 50% a oferta de tempo integral, priorizando o atendimento a crianças de 0 a 5 anos de idade.
Outra promessa feita por Weverson é o pagamento de benefício a filhos de mulheres vítimas de violência doméstica na Serra. A proposta foi apresentada pelo candidato durante entrevista concedida à TV Gazeta, em 14 de setembro. A verba seria destinada a adolescente de até 17 anos e se chamaria Cartão Esperança. Na ocasião, o pedetista garantiu que o cartão teria um valor de 70% do salário mínimo – atualmente avaliado em R$ 1.412,00 – e que começaria a funcionar no início da gestão. "Queremos manter a estrutura daquela família, e o Cartão Esperança é manter a dignidade e dar uma oportunidade de crescimento desse filho ou filha que passa pelo momento difícil", disse.
Em propaganda eleitoral para o rádio, que o leitor pode ouvir acima, Weverson listou 12 compromissos para a Serra. Um deles foi a criação da Universidade da Criança, para a educação infantil e para as séries iniciais do ensino fundamental com ensino bilíngue. "O inglês hoje é fundamental", frisou.
Na mesma propaganda de rádio, em que lista 12 promessas para a Serra, o então candidato se comprometeu a municipalizar trecho urbano da BR 101 e criar a Avenida Mestre Álvaro, construindo três novos mergulhões: dois na saída da ArcelorMittal e outro no novo cruzamento da Av. Eldes Scherrer com a BR 101. No plano de governo, consta ainda a promessa de implantar um corredor exclusivo de ônibus na futura Avenida Mestre Álvaro, conectando Serra- Sede a Laranjeiras, para melhorar o fluxo do transporte público. "Quando falamos da municipalização, teremos a oportunidade de criar um grande corredor de desenvolvimento às margens da BR 101", disse.
Em entrevista para A Gazeta na fase de campanha eleitoral e também em seu plano de governo, o novo mandatário prometeu: uma via expressa entre Carapebus e Camburi, para dar fluidez ao trânsito. "Vamos conectar Jardim Camburi à praia de Carapebus, com um crescimento organizado e sustentável para o nosso litoral. Vamos encurtar o tempo e aproximar o litoral da Serra à Capital e às outras cidades", prometeu. Na área de mobilidade, o então candidato ainda se comprometeu, no plano de governo, a criar uma ligação da Av. Norte Sul com a BR 101 e Civit I, via Bairro Taquara, e um contorno viário para ligar Serra-Sede a Jacaraípe, passando pelo Bairro São Domingos.
Na área de segurança pública, uma das principais promessas do então candidato do PDT se referia à ampliação do atendimento da guarda, tanto com o reforço do efetivo quanto com a extensão do horário de funcionamento. Weverson prometeu dobrar o número de agentes de 150 para 300 e, com isso, implementar o atendimento 24h da guarda na cidade, com escalas de três turnos. Em entrevista para A Gazeta, o pedetista complementou que, para efetivar essa proposta, seria preciso também viabilizar uma base adequada para a troca de turnos dos agentes, um local adequado para armazenar o armamento e investir na aquisição de novas viaturas e equipamentos.
Outras das propostas para a área de Saúde na Serra reforçadas durante a campanha de Weverson, presentes tanto no plano de governo quanto na propaganda de rádio registrada nesta reportagem, estão a construção de uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na região do Civit e uma unidade regional em Nova Almeida. Em debate da TV Gazeta, o então candidato ainda reforçou a promessa de construir 11 unidades básicas de saúde na cidade, que consta em seu plano de governo.
Em entrevista à TV Gazeta, o candidato do PDT garantiu que, ainda no primeiro semestre de 2025, toda a população da Serra terá cobertura do programa de Saúde da Família. "Nós vamos atingir 100% do nosso município atendido pelo programa de Saúde da Família. Nós vamos contratar especificamente mais 32 médicos para a Saúde da Família. Nós vamos contratar , ao todo, mais 390 profissionais para que nós possamos atingir 100% do nosso município atendido no primeiro semestre", afirmou.
Em programa de rádio e em entrevista para a TV Gazeta, Weverson prometeu ampliar o número de câmeras de videomonitoramento na Serra, que atualmente é de 270. "Vamos chegar a 400 câmeras no videomonitoramento segundo o nosso planejamento estratégico da cidade", registrou.
Ainda no campo da Saúde, o prefeito eleito prometeu criar três centros de especialidades em diferentes regiões da cidade. O objetivo, registrado no plano de governo, é garantir que todos os cidadãos tenham acesso fácil e rápido a serviços especializados. "Cada centro oferecerá uma gama de especialidades médicas, adaptadas às necessidades da população local", de acordo com o documento.
Para o fomento ao turismo na Serra, uma das promessas feitas por Weverson trata sobre a abertura de parques municipais para visitação. Em seu plano de governo, o prefeito eleito cita a abertura dos parques de Bicanga e Jardim Botânico para visitação aos finais de semana, dispondo nestes espaços de infraestrutura de lazer e alimentação, além de fomentar a consciência ambiental nos visitantes.
Também na Saúde, o pedetista ainda se compromete a estruturar e organizar um Centro de Referência de Atenção ao Idoso (CRAI), integrado à rede de saúde e assistência social, com linha de cuidado eficiente e humanizada. A promessa consta do plano de governo registrado na Justiça Eleitoral. Weverson ainda reforçou, em entrevista para A Gazeta, o compromisso de implantar o atendimento domiciliar para idosos e pessoas com deficiência, "visando manter os vínculos familiares enquanto oferece o cuidado necessário".
O candidato do PDT se comprometeu ainda a enriquecer o kit de materiais escolares fornecido aos estudantes e introduzir um sistema de voucher para aquisição de uniformes e materiais escolares, visando apoiar o comércio local, segundo o plano de governo. Em programa de rádio, Weverson explicou que a ideia do voucher, chamado por ele de Cartão Kit Escolar, é que, em vez de a prefeitura comprar o material escolar, a mochila e os uniformes, as famílias vão receber um cartão que dará direito de adquirir os produtos no comércio local.
Na área da habitação, o candidato promete, em seu plano de governo, a criação do programa Casa Segura, para realocação de habitações atualmente situadas em áreas de risco, e do Casa Reformada, para auxiliar as famílias de baixa renda a efetuarem melhorias nas suas residências.
Para ter acesso a outras promessas feitas por Weverson e por outros candidatos durante a campanha, o leitor pode utilizar o Compare e Vote, ferramenta desenvolvida por A Gazeta durante as Eleições 2024.
Ao entrar na plataforma, basta selecionar um dos municípios, escolher dois candidatos para comparar suas propostas e, por fim, selecionar a área de interesse. São elas: saúde, educação, emprego e habitação, assistência social, infraestrutura, segurança, meio ambiente, cultura e esporte, transporte, turismo, economia e gestão e inovação.
As informações que constam na ferramenta foram extraídas dos arquivos entregues pelos próprios candidatos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Veja abaixo:
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta