O ex-governador do Espírito Santo Paulo Hartung (sem partido) voltará à política e vai se filiar ao PSD, presidido nacionalmente por Gilberto Kassab. O político deve deixar o conselho de administração da mineradora Vale, onde tem mandato até abril de 2025. As informações são do colunista do jornal O Globo Lauro Jardim.
Ainda conforme a apuração do colunista, a intenção de Hartung é disputar pela quarta vez o governo do Espírito Santo. Em um post no Instagram, no último sábado (21), o ex-governador publicou uma foto pedalando na orla da Praia de Camburi, em Vitória, com a música "Tô voltando", de Simone.
Hartung não participa de disputas eleitorais desde 2018, quando se desfiliou do MDB, e dedicava-se até então à iniciativa privada, mantendo-se ligado publicamente à política nacional. Durante as eleições de 2024, chegou a pedir votos para Fabinho Trarbach (PSD), que disputou a Prefeitura de Domingos Martins e perdeu.
O PSD elegeu o maior número de prefeitos nas eleições de 2024 e conquistou a prefeitura de 887 municípios. No Espírito Santo, é presidido em nível estadual por Renzo Vasconcelos, eleito prefeito de Colatina e que declarou apoio a Pazolini na campanha eleitoral.
Após a vitória de Lorenzo Pazolini (Republicanos), reeleito prefeito da Capital, o ex-governador parabenizou o mandatário nas redes sociais e afirmou que o chefe do Executivo municipal se consolida como "uma nova liderança no Espírito Santo". Durante a campanha, Hartung não declarou apoio a nenhum candidato.
A reportagem tentou contato com Hartung, mas a mensagem não foi respondida até a publicação.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta