O presidente Jair Bolsonaro publicou em decreto de uma edição extra do Diário Oficial, na noite desta segunda-feira (23), a nomeação do novo reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Trata-se de Paulo Sérgio de Paula Vargas, que tinha empatado com outro professor em segundo na lista tríplice enviada ao presidente. O mandato tem início nesta quarta-feira (24), com duração de quatro anos.
Paulo Sérgio substitui Reinaldo Centoducatte, cujo mandato se encerrou no último dia 22. Mais cedo nesta segunda, a Ufes havia divulgado que o professor de Engenharia Geraldo Rossini Sisquini assumiria interinamente o cargo, já que o prazo para a definição de Bolsonaro se encerraria. Mas, com a decisão do Presidente da República pela escolha de Paulo Sérgio, o cenário muda.
Atual diretor do Centro de Artes da Ufes e professor do departamento de Arquitetura, Paulo Sérgio Vargas é graduado pela Ufes e doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.
A assessoria da Ufes confirmou a escolha de Paulo Sérgio como novo reitor da universidade, mas informou que não há previsão para a cerimônia de posse oficial. A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Ufes deve entrar em contato com o Ministério da Educação (MEC) para estabelecer as datas que, por conta da pandemia de coronavírus, não serão definidas no momento.
Em dezembro de 2019, o Conselho Universitário da Ufes, que tem 71 membros, votou para escolher o candidato a reitor. Os três mais votados iriam compor uma lista tríplice, a ser enviada para o Presidente da República nomear o reitor. Foram para a lista Ethel Maciel, que recebeu 26 votos, e Paulo Vargas e Rogério Faleiros, com 16 votos cada um.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta