Aumentar o efetivo da Guarda Municipal, criar a primeira UPA da cidade e iniciar obras viárias prometidas durante o mandato atual. Essas são algumas das propostas apresentadas por Lorenzo Pazolini (Republicanos), nesta série de entrevistas com os candidatos a prefeito de Vitória. As conversas começaram a ser publicadas na segunda (19) e seguem até a sexta-feira (23), pela manhã, inaugurando uma sequência de diálogos, sabatinas e debates de A Gazeta com os nomes que disputam o posto máximo do Executivo nos maiores colégios eleitorais do Espírito Santo.
À tarde, também nesta semana, estão sendo divulgadas as entrevistas com os políticos que querem comandar Vila Velha pelos próximos quatro anos. Já na semana seguinte, de 26 a 30 de agosto, será a vez dos candidatos da Serra e de Cariacica.
Todos os candidatos a prefeito registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foram convidados a responder quais são os seus planos para seis áreas prioritárias da cidade. A ordem de publicação das entrevistas é alfabética, de acordo com o nome de urna registrado na Justiça Eleitoral.
As perguntas cobrem os temas de mobilidade urbana, saúde, segurança pública, educação, finanças e infraestrutura e foram enviadas por e-mail. Também foi pedido que os candidatos destacassem as cinco principais propostas de seus planos de governo. Pelas regras acordadas com os candidatos, não são aceitas respostas enviadas após o prazo limite estabelecido.
CONFIRA TODOS OS CANDIDATOS DO ES NAS ELEIÇÕES 2024
Na Capital, todos os seis candidatos concederam entrevistas. A publicação começou na manhã de segunda, com Assumção (PL), seguiu com Camila Valadão (Psol) e Du (Avante), na terça, João Coser (PT), na quarta, Lorenzo Pazolini (Republicanos), nesta quinta, e termina na sexta com Luiz Paulo (PSDB).
Já à tarde, estão sendo publicadas as conversas com os candidatos de Vila Velha. Tiveram início com Arnaldinho Borgo (Podemos), na segunda, e seguiram com Coronel Ramalho (PL), na terça, Gabriel Ruy (Mobiliza), na quarta, e Mauricio Gorza (PSDB), nesta quinta. Na sexta, é a vez do Professor Nícolas Trancho (Psol).
O candidato João Batista Babá (PT) foi convidado para a série de entrevistas, confirmou a participação, mas não enviou as respostas até o prazo combinado.
Confira abaixo a entrevista com Lorenzo Pazolini (Republicanos):
Propomos ações integradas para maior eficiência e sustentabilidade na mobilidade urbana: ampliar o Programa Bike Vitória e investir na ampliação da malha cicloviária, estabelecendo novas conexões e integrações; ampliar o número de vias com conversão à direita; continuar a modernização da gestão do trânsito, ampliando a rede semafórica com uso de inteligência artificial; dar continuidade ao programa Asfalto Vix; iniciar as obras do Mergulhão de Camburi, desafogando o trânsito em uma região crucial; iniciar as obras da Av. Beira-Mar; finalizar a elaboração do Plano de Mobilidade da Capital.
Intensificaremos a modernização do sistema de drenagem e contenção de encostas. Plantaremos 322 mil mudas de árvores e aumentaremos a cobertura vegetal, com semeadura por drones em áreas de difícil acesso, dentro do Programa Vix Flora, fortalecendo a resiliência da cidade às mudanças climáticas. Concluiremos a Macrodrenagem nas Regiões II - Santo Antônio e III – Ilha de Monte Belo, Santa Maria, Jucutuquara e Fradinhos, um investimento de R$ 461 milhões. Requalificaremos estações de bombeamento de águas pluviais e implementaremos o Plano Municipal de Adaptação às Mudanças Climáticas.
A melhor forma de reduzir a violência é promover a igualdade entre todas as regiões. Por isso, vamos ampliar os investimentos em educação em tempo integral, saúde de qualidade, cultura, esporte e lazer para todos os bairros da cidade. Continuaremos a requalificação de praças e parques, promovendo a congregação das famílias. Intensificaremos a integração com as forças federais e estaduais de segurança e o uso de ferramentas de inteligência artificial, integrando-as aos sistemas de videomonitoramento e alarme, como o botão do pânico e o SOS comércio. Ampliaremos o efetivo da Guarda Municipal.
Ampliamos em 153% a oferta de consultas e exames especializados. Foram 1,5 milhão de procedimentos. Agora, vamos ampliar a oferta de exames, como ressonância magnética, tomografia computadorizada; de consultas em neurologia, psiquiatria, gastroenterologia, entre outras; e cirurgias eletivas nas áreas de angiologia, oftalmologia, dermatologia, entre outras. Concluiremos as UBS de Santo Antônio e Grande Vitória. Iniciaremos as obras da UBS do Bairro República e Consolação e a duplicação da UBS de Jardim Camburi. Construiremos a primeira UPA de Vitória e ampliaremos ações para a saúde da mulher.
Ampliamos de 4 escolas de tempo integral, em janeiro de 2021, para 30, em 2024. Para ampliar ainda mais a oferta, vamos avançar no programa de construção, ampliação e reforma de escolas. Novas unidades serão climatizadas, aumentando o conforto da comunidade escolar. Ofertamos jornada ampliada e projetos no contra turno, como pré-Ifes, e projetos de recomposição de aprendizagem. Em paralelo, expandiremos os projetos de robótica, cultura, música e esporte nas escolas. Criaremos o prêmio Educar para Vitória, para reconhecer professores e alunos, ofertando viagens de intercâmbio pedagógico.
Vitória deixou de realizar a reforma da previdência por muito tempo, o que gerou um grande déficit. Somente no primeiro ano desta gestão, a reforma foi implementada, reduzindo o déficit em 32%. Nossa proposta é manter um regime fiscal responsável, garantindo investimentos na cidade. Com gestão eficiente, recuperamos a capacidade de investir com recursos próprios, assegurando um futuro melhor para todos.
1) Ampliar a educação integral com novas escolas, reformas e contratação de professores. 2) Concluir a Nova UPA do Forte São João, construir novas UBSs e duplicar a UBS de Jardim Camburi. 3) Aumentar o efetivo da Guarda Municipal, fortalecer a integração com outras forças de segurança e expandir o uso de tecnologia. 4) Expandir o programa habitacional Casa Feliz e Segura com a entrega de escrituras e reforma de moradias. 5) Concluir obras de macrodrenagem, contenção de encostas e implementar ações de adaptação às mudanças climáticas.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta