A Polícia Federal cumpre, na manhã desta sexta-feira (2), um mandado de busca e apreensão em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, durante a 4ª fase da Operação Lesa Pátria. Em todo o país, são três mandados de prisão preventiva e 14 mandados de busca e apreensão.
A medida tem o objetivo de identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os fatos ocorridos em 8 de janeiro, quando as sedes dos poderes foram invadidas e destruídas em Brasília.
No último dia 27, a Polícia Federal cumpriu a 3ª fase da operação. No Espírito Santo, foram expedidos 8 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão. Desta vez, há apenas um mandado.
A ação cumpre decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), para os Estados de Rondônia, Goiás, Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso e Distrito Federal. Não foram divulgadas informações sobre a identidade dos alvos.
No dia 8 de janeiro, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o STF foram depredados, num movimento terrorista e golpista. Além dos imóveis, foram alvo de destruição móveis, obras de artes, computadores, entre outros objetos.
Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta