No dia 27 de outubro deste ano, os eleitores de quatro cidades do Espírito Santo poderão ter que voltar às urnas para o segundo turno das eleições de 2024. Entretanto, essa segunda etapa da votação não acontece na maioria dos municípios brasileiros. Confira no vídeo abaixo como funciona e se sua cidade tem ou não faz parte dessa lista.
O primeiro turno das Eleições 2024 será no dia 6 de outubro. Já o segundo turno, se houver na sua cidade, será no dia 27 do mesmo mês. O horário de votação é das 8h às 17h. Neste ano, 103 cidades brasileiras atingiram a marca dos 200 mil eleitores e poderão ter segundo turno. Já no Espírito Santo, apenas quatro municípios possuem o número mínimo do eleitorado e poderão ter duas etapas de votação. São eles:
Nesses municípios, para se eleger no primeiro turno da eleição, o candidato deve atingir a maioria absoluta dos votos, ou seja, 50% + 1 dos votos válidos — não incluindo os voto nulos e brancos. Do contrário, os dois candidatos mais votados disputam o segundo turno. Nas demais cidades, a votação é de maioria simples. Ou seja, quem tiver mais votos é o vencedor.
As eleições para governador e presidente também acontecem com votação majoritária, logo, se um dos candidatos não atingir mais da metade dos votos, os dois candidatos mais bem votados vão para segundo turno. Desde a redemocratização, apenas duas eleições gerais não tiveram segundo turno, as de 1994 e 1998, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ainda dá tempo de decidir o seu voto com os conteúdos elaborados por A Gazeta nestas eleições de 2024. Você pode conferir a página com o perfil dos mais de 9,6 mil candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador no Espírito Santo. Já o videocast Papo de Eleições traz, semanalmente, resumos e análises das movimentações políticas do cenário eleitoral capixaba para que você possa ficar antenado na corrida pelos cargos.
Além disso, você pode conferir as pesquisas de intenção de voto e entrevistas com candidatos a prefeito da Grande Vitória e do interior do Estado. Também é possível ter acesso a todo o conteúdo pelo WhatsApp.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta