O prefeito de Linhares, Guerino Zanon (MDB), vai apresentar o pedido de renúncia ao cargo nesta quinta-feira (31). O ato será realizado em uma sessão extraordinária que será realizada pela Câmara Municipal. A sessão desta quinta está marcada para 19 horas.
A saída de Guerino da prefeitura já era esperada de certa forma, como mostrou a coluna Letícia Gonçalves, de A Gazeta, já que desde de 2020, o prefeito já vem se movimentando para tentar disputar o governo do Estado nas eleições deste ano.
Com a pretensão de se lançar para concorrer ao Palácio Anchieta, Guerino precisaria deixar o comando da cidade até o dia 2 de abril, prazo limite estipulado pela lei eleitoral.
Para concorrer, o prefeito deve sair do MDB para ingressar no PSD, segundo articuladores políticos. Ele até até sexta-feira (1º) para fazer a troca.
“A Câmara Municipal de Linhares, por meio do vereador e presidente Roque Chile, convoca todos os vereadores para sessão plenária extraordinária nesta quinta-feira, 31 de março, às 19 horas no Plenário da Casa."
"O objetivo é dar conhecimento da renúncia ao cargo apresentada pelo excelentíssimo prefeito municipal de Linhares, conforme previsto na Lei Orgânica (art. 16, inciso V).”
Aos 65 anos de idade, Guerino Zanon exerce o quinto mandato à frente da prefeitura. Ele foi reeleito em 2020 com 54,4% dos votos.
Com a saída do prefeito, quem assumirá o Executivo municipal é o vice-prefeito Bruno Margotto Marianelli (Republicanos).
Pela lei eleitoral, caso Guerino desista de lançar sua candidatura ou perca as eleições, ele não poderá voltar ao cargo de prefeito, uma vez que renunciou a este.
A Prefeitura de Linhares foi procurada pela reportagem de A Gazeta, mas informou que o pronunciamento oficial só será realizado na quinta-feira. A reportagem também tentou contato com o presidente da Câmara de Linhares, Roque Chile, mas não teve sucesso.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta