O prefeito de Conceição da Barra, Francisco Vervloet, o Chicão (PSB), testou positivo para o novo coronavírus. O político, de 60 anos, está em isolamento domiciliar na cidade do Norte do Espírito Santo. A esposa do prefeito, Alice Machado Vervloet, também foi diagnosticada com a doença.
Em comunicado encaminhado pela prefeitura, Chicão afirma que está com os sintomas da doença, como dores no corpo e fraqueza. Destaca ainda que ele e a esposa vão ficar por 15 dias em isolamento, respeitando os protocolos médicos.
Chicão é candidato à reeleição. O coordenador de campanha dele, Mervaldo de Oliveira, afirmou que a situação do político inspira cuidados, já que ele tem problemas renais.
Após um período afastado, cassado Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), Chicão retornou recentemente ao comando do Executivo municipal após determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os direitos políticos dele, no entanto, continuam suspensos como efeito da cassação. Mesmo assim, o partido fez o pedido de registro de candidatura à Justiça Eleitoral.
O coordenador afirmou que as atividades de campanha devem seguir, ainda que o prefeito permaneça em isolamento domiciliar.
Este ano, em março, Chicão e seu vice, Jonias Dionizio (PROS), foram cassados pelo TRE-ES e perderam os cargos. Quem assumiu a prefeitura foi o presidente da Câmara municipal, Mateusinho (PTB). No último dia 25, contudo, Chicão e Jonias voltaram à prefeitura e reassumiram os cargos, após decisão do TSE.
O ministro Alexandre de Moraes considerou que havia "a necessidade de se evitar o agravamento da situação emergencial local em razão da alternância da chefia do Poder Executivo local", e, curiosamente, determinou uma nova alternância na prefeitura, com o retorno dos ocupantes originais.
O ministro Alexandre de Moraes determinou a suspensão do afastamento do prefeito, mas manteve as demais penas aplicadas no processo, entre elas, que Chicão fique inelegível. Ele e Jonias, no entanto, vão tentar disputar as eleições, e já registraram o pedido de candidatura à Justiça Eleitoral. A chapa pode ser ou não autorizada a disputar. Agora, ele pode enfrentar uma nova batalha na Justiça Eleitoral para que consiga disputar a reeleição.
Além de Chicão, registraram a candidatura a prefeito em Conceição da Barra: Eduardo Monstans, o Cazuza (PRTB), Manoel Pé de Boi (Cidadania), Mateusinho do Povão (PTB), Paulinho Lima (PT), e Toninho de Deus (Patriota).
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta