As eleições deste ano se aproximam e, para garantir condições de igualdade para candidatos aos cargos de prefeito e vereador, a Justiça Eleitoral proíbe a participação de agentes públicos em inaugurações de obras públicas três meses antes do pleito. Esse prazo, que começa no próximo sábado (6), levou prefeitos a uma maratona para inaugurar e lançar novos empreendimentos nesta semana no Espírito Santo.
Caso infrinjam a legislação, os políticos podem ser penalizados com a cassação do registro de candidatura e, se for configurado abuso de autoridade, pode haver perda do diploma do eleito. O infrator, candidato ou não, pode ficar inelegível para as eleições nos três anos seguintes à eleição em que ocorreu a infração.
Em todo o Espírito Santo, a agenda de lançamentos de editais, assinaturas de contratos, ordens de serviço e outras ações das administrações municipais se intensificou no mês de junho e ficou ainda mais carregada nesta semana. Levantamento feito por A Gazeta mostra que, em apenas três dias, desta quarta até sexta, os prefeitos vão participar de mais de 30 anúncios de entregas e projetos.
Confira abaixo as obras que já foram inauguradas e o que ainda será lançado:
Quarta-feira (3):
Quinta-feira (4):
Quinta-feira (4):
Na Capital, Lorenzo Pazolini (Republicanos) também esteve em inaugurações e lançamentos nas últimas semanas. Ele participou da entrega de uma nova escola em Tabuazeiro, autorizou a 2ª fase da reurbanização da orla da Grande São Pedro, assinou o contrato para a reurbanização do Canal de Camburi e lançou a requalificação da Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes (Beira-Mar).
Quarta-feira (3):
Nos últimos dias, Arnaldinho Borgo (Podemos) deu ordem de serviço para o projeto de melhoria na infraestrutura do Morro do Moreno, apresentou o Projeto Orla, que contempla as regiões de Nova Ponta da Fruta, Pronta da Fruta e Interlagos. Anunciou ainda as obras da cobertura do Canal da Costa e a licitação para a reforma da quadra do bairro Santos Dumont. Recentemente, também foram inaugurados uma unidade de saúde em Praia das Gaivotas, o painel urbano da alça da Terceira Ponte, a drenagem de Barra do Jucu e a Praça Amor Divino, em Alecrim.
Quinta-feira (4):
A Prefeitura da Serra informou que não pode compartilhar os detalhes da agenda do prefeito Sérgio Vidigal (PDT), “pelo simples fato de que é uma previsão, e não uma data confirmada”. Disse ainda que “como os eventos podem variar e serem até mesmo cancelados, não é possível o compartilhamento.”
A reportagem de A Gazeta fez uma busca nas redes sociais do prefeito e constatou que ele esteve nas seguintes inaugurações nos últimos 15 dias: CMEI Professora Laura Vianna Gomes, no Bairro de Fátima; revitalização da Praça dos Girassóis, em Porto Canoa; Arena Madeira, em Planalto Serrano; reabertura da Igreja e da residência de Reis Magos, em Nova Almeida; revitalização da Unidade de Atenção Primária à Saúde, em Central Carapina; nova quadra da EMEF Professora Áurea Maria Andrade Silva Felício, em Novo Horizonte; recapeamento da Avenida Talma Rodrigues Ribeiro; nova praça de Serra Dourada; e na Praça das Artes, em Feu Rosa.
Vidigal ainda deu ordem de serviço para a construção da EMEF de Cidade Pomar.
Quarta-feira (3):
Quinta-feira (4):
Sexta-feira (5):
Wanderson Bueno (Podemos) autorizou o recapeamento de 12 ruas em Nova Bethânia, na terça-feira (2), bairro onde inaugurou um muro de contenção no dia 18 de junho. Nos últimos dias, entregou a nova praça do bairro Canaã, autorizou o recapeamento de 13 ruas de Marcílio de Noronha e Industria, deu ordem de serviço para drenagem e pavimentação em Coqueiral de Viana e para a construção de uma unidade de saúde em Vale do Sol.
Quarta-feira (3):
Quinta-feira (4):
Sexta-feira (5):
*Texto em atualização
O 1º turno das eleições será em um domingo, 6 de outubro. Já o 2º turno, que no Espírito Santo só pode ocorrer na Grande Vitória, devido à quantidade de eleitores, está previsto para o dia 27 do mesmo mês.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta