O atual presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), deputado Marcelo Santos, vai deixar o Podemos, legenda pela qual se reelegeu para seu sexto mandato consecutivo na Casa de Leis, nas eleições gerais de 2022.
A informação da saída de Marcelo do Podemos, partido que atualmente integra a base aliada do governo de Renato Casagrande (PSB), foi confirmada pelo presidente da legenda no Estado, o deputado federal Gilson Daniel.
Por nota, o presidente do Podemos informou que, nos próximos dias, dará a carta de anuência para que Marcelo Santos possa deixar a sigla sem perder o mandato.
O ato de Gilson Daniel atende ao artigo 17 da Constituição Federal, que diz que os deputados federais, estaduais e distritais, bem como os vereadores que se desligarem do partido pelo qual tenham sido eleitos perderão o mandato, salvo nos casos de anuência do partido ou de outras hipóteses de justa causa estabelecidas em lei.
“Trata-se de uma saída consensual, acordada com a direção nacional do partido. O presidente Gilson Daniel, em nome da executiva estadual, deseja sorte e sucesso na caminhada do deputado Marcelo Santos”, pontua a nota encaminhada pelo Podemos.
Após ter saída do partido autorizada nos âmbitos nacional e estadual, o deputado deverá, em seguida, impetrar Ação de Justificação de Desfiliação Partidária no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), que, em termos práticos, vai decidir se libera Marcelo para se filiar a outra legenda.
Ainda não há informações oficiais sobre a saída do deputado do partido, bem como para qual legenda pretende ir. Procurado pela reportagem, Marcelo Santos não quis se manifestar sobre saída do Podemos.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta