O Partido dos Trabalhadores de Guarapari confirmou sua participação nas Eleições 2024 em convenção realizada neste domingo (4). Buscam assumir o Executivo Municipal o ex-vereador Oylas Pereira, cabeça da chapa, e a professora Gilceia Gonçalves, como vice. Durante o encontro também foram oficializados os 14 candidatos a vereadores da Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB) no município.
A ausência do presidente municipal do PT, Luiz Henrique Honorato, chamou a atenção. Ele disse à reportagem de A Gazeta que critérios internos do partido não foram respeitados para o lançamento da candidatura e justificou a falta “em respeito aos militantes do PT e às regras da Direção Nacional do partido”.
Questionado, o candidato a prefeito disse que a convocação do encontro foi feita pelo PCdoB e, sendo assim, segue as regras da federação, e não do partido individualmente. Quando federados, os partidos unidos atuam como um só, inclusive para lançar candidatos às eleições.
A situação expõe o momento delicado vivido pela legenda no município, que atualmente tem dois grupos internos. Um deles, é favorável à candidatura de Oylas, enquanto o outro rechaça a ideia.
A disputa pela prefeitura da Cidade Saúde também conta com o nome do ex-secretário de Obras Emanuel Vieira (União), escolhido pelo próprio prefeito, Edson Magalhães (PSDB), para sucedê-lo; o deputado estadual Danilo Bahiense, que representa o PL na corrida; Rodrigo Borges, do Republicanos; José Amaral, lançado pela Federação PSOL/REDE; e Artur Pereira, aposta do PRTB.
Além destes, busca o comando da cidade o deputado estadual Zé Preto (PP) que, ao formar aliança com outras cinco legendas - Podemos, PSD, PRD, DC e PSB - aglutinou em sua chapa o ex-pré-candidato a prefeito Gedson Merizio (Podemos), que agora concorrerá ao cargo de vice. A articulação ainda resultou na desistência do socialista Ted Conti, que abriu mão da disputa para apoiar o parlamentar.
Também saiu da briga - sem declarar apoio a outro candidato - o presidente da Câmara Municipal Wendel Lima (MDB), que vai tentar assumir novamente o cargo de vereador.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta