> >
PT oficializa busca pelo comando de Guarapari em clima de disputa interna

PT oficializa busca pelo comando de Guarapari em clima de disputa interna

Parte dos membros da legenda não apoia candidatura chancelada pela Federação Brasil da Esperança; Oylas Pereira é ex-vereador e compõe chapa com a professora Gilceia Gonçalves

Publicado em 4 de agosto de 2024 às 13:50

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Filiados ao PT Guarapari em reunião da legenda.
Filiados ao PT Guarapari em reunião da legenda. (Reprodução)
Julia Camim
Jornalista / [email protected]

Partido dos Trabalhadores de Guarapari confirmou sua participação nas Eleições 2024 em convenção realizada neste domingo (4). Buscam assumir o Executivo Municipal o ex-vereador Oylas Pereira, cabeça da chapa, e a professora Gilceia Gonçalves, como vice. Durante o encontro também foram oficializados os 14 candidatos a vereadores da Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB) no município.

A ausência do presidente municipal do PT, Luiz Henrique Honorato, chamou a atenção. Ele disse à reportagem de A Gazeta que critérios internos do partido não foram respeitados para o lançamento da candidatura e justificou a falta “em respeito aos militantes do PT e às regras da Direção Nacional do partido”.

Questionado, o candidato a prefeito disse que a convocação do encontro foi feita pelo PCdoB e, sendo assim, segue as regras da federação, e não do partido individualmente. Quando federados, os partidos unidos atuam como um só, inclusive para lançar candidatos às eleições.

A situação expõe o momento delicado vivido pela legenda no município, que atualmente tem dois grupos internos. Um deles, é favorável à candidatura de Oylas, enquanto o outro rechaça a ideia.

A disputa pela prefeitura da Cidade Saúde também conta com o nome do ex-secretário de Obras Emanuel Vieira (União), escolhido pelo próprio prefeito, Edson Magalhães (PSDB), para sucedê-lo; o deputado estadual Danilo Bahiense, que representa o PL na corrida; Rodrigo Borges, do Republicanos; José Amaral, lançado pela Federação PSOL/REDE; e Artur Pereira, aposta do PRTB.

Além destes, busca o comando da cidade o deputado estadual Zé Preto (PP) que, ao formar aliança com outras cinco legendas - Podemos, PSD, PRD, DC e PSB - aglutinou em sua chapa o ex-pré-candidato a prefeito Gedson Merizio (Podemos), que agora concorrerá ao cargo de vice. A articulação ainda resultou na desistência do socialista Ted Conti, que abriu mão da disputa para apoiar o parlamentar.

Também saiu da briga - sem declarar apoio a outro candidato - o presidente da Câmara Municipal Wendel Lima (MDB), que vai tentar assumir novamente o cargo de vereador.

PT oficializa busca pelo comando de Guarapari em clima de disputa interna

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais