> >
Quaest: Pazolini venceria Luiz Paulo e Coser em eventual segundo turno em Vitória

Quaest: Pazolini venceria Luiz Paulo e Coser em eventual segundo turno em Vitória

Pesquisa eleitoral divulgada neste sábado (5) simulou dois cenários de segundo turno com os candidatos que apresentaram melhor desempenho nas intenções de voto

Publicado em 5 de outubro de 2024 às 18:19

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Pazolini é reeleito em qualquer simulação de segundo turno em Vitória, diz Quaest.
Pazolini seria reeleito em ambas as simulações de segundo turno em Vitória, segundo a Quaest. (Arte A Gazeta)
Julia Camim
Jornalista / [email protected]
Quaest: Pazolini venceria Luiz Paulo e Coser em eventual segundo turno em Vitória

O atual prefeito de VitóriaLorenzo Pazolini (Republicanos), seria reeleito em um possível segundo turno na disputa pela prefeitura da Capital, independentemente do adversário que enfrentar. É o que mostra a terceira rodada da pesquisa eleitoral Quaest, contratada pela TV Gazeta e divulgada neste sábado (5).

O segundo turno, que está marcado para o dia 27 deste mês, caso nenhum candidato receba mais de 50% dos votos válidos neste domingo (6), deve ser tranquilo para o mandatário, que tem pelo menos 29 pontos percentuais de vantagem em relação aos adversários em questão.

Segundo dados do levantamento, Pazolini tem maior vantagem em relação a João Coser (PT). Já uma briga entre o mandatário da Capital e o candidato do PSDB, Luiz Paulo Vellozo Lucas, deve ser mais acirrada, mas mesmo assim o candidato do Republicanos  garante o segundo mandato consecutivo.

Simulações de segundo turno

A Quaest simulou dois cenários de 2º turno em que considerou os dois candidatos mais bem pontuados atrás do prefeito. Nas possibilidades, Pazolini é apresentado aos eleitores entrevistados brigando pelo Executivo municipal com o tucano e o petista.

Em uma disputa entre Lorenzo Pazolini e Luiz Paulo Vellozo Lucas, o atual prefeito garante 60% dos votos, enquanto o tucano tem  31%. Eleitores indecisos somam 2% e aqueles que disseram que vão votar em branco, nulo ou não vão votar são 7%.

Made with Flourish 

A maior parte do eleitorado que pretende votar em João Coser no primeiro turno escolheria, neste cenário, o ex-prefeito do PSDB. Aqueles que responderam que preferem votar em Luiz Paulo somam 54%, enquanto os que votariam em Pazolini somam 27%. Indecisos são 4% e brancos, nulos ou ausentes somam 15%.

Esta foi a primeira rodada da pesquisa que simulou um cenário de segundo turno com o tucano, visto que, para isso, o candidato precisa obter pelo menos 10% das intenções de voto. Nessa rodada, o concorrente do PSDB aparece com 23% dos votos válidos — excluindo os brancos, nulos e indecisos. Isso é feito para facilitar a comparação com os resultados que vão ser divulgados pela Justiça Eleitoral no domingo (6). Na apuração, também são considerados apenas os votos válidos.

Pazolini x Coser

Já em um segundo turno com o ex-prefeito do PT, o atual mandatário garante 63% dos votos, ante 26% de Coser. Na pesquisa divulgada em 18 de setembro, que simulou o mesmo cenário, Pazolini atingia 65% e o petista, 24%. Brancos, nulos e os que disseram que não vão votar eram 6% e agora são 9%. Os eleitores indecisos eram 5% e agora, 2%.

Nesta situação, 37% dos eleitores que afirmam votar em Luiz Paulo no primeiro turno escolheriam Pazolini no segundo turno, enquanto 34% preferem votar em Coser. Em setembro, os que migrariam para o atual prefeito eram 39% e para o petista, 38%.

Ainda nesse cenário, 27% dos eleitores do tucano dizem que votariam nulo, em branco ou não votariam, ante 19% da pesquisa anterior. Já os indecisos eram 4% e agora são 2%.

Pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral

A pesquisa Quaest sobre o cenário eleitoral em Vitória, contratada pela TV Gazeta, realizou 1.000 entrevistas domiciliares presenciais com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 4 e 5 de outubro. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número ES-00977/2024.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais