No último domingo (2), foram eleitos os novos deputados federais e estaduais que vão representar o Espírito Santo nos próximos quatro anos, além de um novo senador, que tem mandato de 8 anos. Mesmo com a definição da lista, é comum que alguns deles sejam convidados a assumir alguma secretaria de governo ou até ministério, ou ainda podem decidir concorrer a algum outro cargo nas eleições municipais de 2024.
Nesses casos, é o candidato suplente que assume a vaga. No caso da Câmara dos Deputados ou Assembleia Legislativa, como as vagas pertencem ao partido ou federação pelo qual os candidatos se elegeram, assume a vaga o próximo candidato da lista a ter recebido mais votos. No Senado, os suplentes já são definidos pela chapa antes da eleição.
Na Câmara dos Deputados, elegeram candidatos os partidos PL, PP, Podemos, Republicanos e PSB, além da federação PT/PCdoB/PV; . Na Assembleia Legislativa conquistaram vagas o PL, Republicanos, Federação PSOL/Rede, Federação PT/PCdoB/PV, Podemos, PSB, União Brasil, Federação PSDB/Cidadania, PP, Patriota, PDT, PSC e PTB.
Muitos deputados estaduais e federais do Espírito Santo que tentavam mais um mandato na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados, respectivamente, acabaram ficando de fora da lista de eleitos.
Entretanto, dos 13 que tentaram se reeleger em Brasília ou mudar de deputado estadual para federal ou senador, sete podem acabar exercendo um mandato nos próximos anos, visto que acabaram na lista de suplentes dos partidos pelos quais concorreram às vagas. Dessa forma, podem acabar assumindo mandato caso alguns eleitos saia para disputar outro cargo em 2024 ou venha até a assumir alguma secretaria de governo, por exemplo.
Entre os deputados estaduais que não se elegeram em 2022 está Dr. Hércules (Patriota), que vai deixar a Assembleia após quatro mandatos consecutivos. Bruno Lamas (PSB) ficou como suplente depois de cumprir dois mandatos consecutivos na Assembleia e três como vereador na Serra.
Conheça abaixo o nome e o perfil dos suplentes para o Senado, Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa.
SENADO
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta