> >
Raposa, checagem e TikTok: como será a cobertura das eleições 2022 em A Gazeta

Raposa, checagem e TikTok: como será a cobertura das eleições 2022 em A Gazeta

Conteúdos em diferentes formatos ajudam os eleitores a esclarecerem dúvidas sobre o processo eleitoral e acompanharem as informações dos candidatos para eleger presidente, governador, senador e deputados

Publicado em 20 de julho de 2022 às 18:10

Ícone - Tempo de Leitura 4min de leitura
Como será a cobertura das eleições 2022 em A Gazeta
Conteúdos produzidos por A Gazeta, em diversos formatos, ajudam eleitores a se informarem sobre o processo eleitoral. (Arte: Geraldo Neto)

A menos de três meses para o primeiro turno, A Gazeta intensifica a produção de conteúdos, em diferentes formatos, para ajudar os eleitores a esclarecerem dúvidas sobre o processo eleitoral e acompanharem as informações dos candidatos para eleger presidente, governador, senador e deputados.

Checagens para identificar informações falsas, pesquisas de intenção de voto, análises do cenário eleitoral, vídeos curtos no TikTok para descomplicar assuntos complexos e os bastidores da disputa com a Raposa Política fazem parte da cobertura das Eleições 2022, que você pode acompanhar em agazeta.com.br/eleicoes2022, nas nossas redes sociais e na CBN.  

"As eleições de 2022 só acontecem em outubro, mas o calendário eleitoral para os jornalistas da redação de A Gazeta e CBN já começou há bastante tempo. Estamos planejando muitas novidades para este ano, de forma a garantir a qualidade da apuração jornalística, uma vez que somos referência neste tipo de cobertura, e oferecer novas formas de se informar sobre esse conteúdo", frisa a editora-chefe Elaine Silva. 

Para os eleitores, uma das primeiras ferramentas também é o calendário eleitoral. Produzido com as principais datas até o dia da votação do 2º turno, eles podem consultá-las com um clique nos dias em destaque. Entre os momentos importantes deste período, estão as convenções partidárias que estarão autorizadas a partir desta quarta-feira (20). Desses encontros, vão sair os nomes dos candidatos que estarão na disputa. 

No site de A Gazeta, e também nas redes sociais, vídeos curtos e explicativos sobre termos políticos e regras das eleições marcam uma característica comum da equipe de simplificar os conteúdos para que o eleitor receba informações de qualidade e possa exercer com consciência o seu direito ao voto.

Plataforma com predominância de jovens, o TikTok também será canal de informação de A Gazeta sobre as eleições para alcançar esse público.  "Queremos nos aproximar desses leitores e para isso estaremos também na rede social, para contar numa linguagem didática o que está acontecendo no pleito", ressalta Elaine Silva.  "E o humor refinado da nossa Raposa Política, que já nos acompanha desde o jornal impresso, volta para esta cobertura, trazendo leveza para os conteúdos de eleições", acrescenta.

CHECAGEM

Outra iniciativa para contribuir com o processo eleitoral é o Passando a Limpo, um projeto que verifica conteúdos viralizados nas redes sociais que provocam dúvidas no leitor. A partir de agosto, haverá um enfoque na eleição local, promovendo checagem em declarações e postagens de candidatos. Nesta época, alguns políticos utilizam-se de conteúdos falsos ou enganosos para atacar adversários, enquanto outros exageram realizações para se promover. A proposta aqui será "passar a limpo" o que for dito e mostrar o que é verdade e o que é boato. 

Aspas de citação

Nossa cobertura de eleições evoluiu muito ao longo do tempo, mas sempre esteve baseada no jornalismo de qualidade e de credibilidade. Para isso, aprimoramos muito nossa forma de apurar as informações, com técnicas de checagem dos fatos

Abdo Chequer
Diretor de Jornalismo
Aspas de citação

Hoje, observa Abdo Chequer, há muito mais possibilidades de informar o leitor de forma instantânea no site e na rádio. "Melhoramos muito em agilidade, mas mantendo sempre princípios que norteiam nossa tradição na apuração eleitoral: somos imparciais e apartidários."

Para os eleitores com dúvidas sobre os candidatos,  também será lançada a plataforma "Combina com Você", em que será possível identificar, a partir das preferências pessoais, o perfil dos concorrentes que mais se aproxima de seus ideais de atuação política. Mesmo se você não tiver dúvidas, vale conferir se o nome que tem em mente de fato apresenta as mesmas inclinações para temas importantes. 

Diante desse cenário de tantos postulantes a ocupar o Palácio Anchieta, serão criadas páginas específicas de cada candidato a governador do Espírito Santo. Assim, o leitor poderá acompanhar diretamente um a um, e tudo o que for divulgado sobre sua campanha. 

Esses são alguns conteúdos para o período eleitoral que, naturalmente, também contará com pesquisas de intenção de voto dos cargos majoritários - presidente, governador e senador - debates e entrevistas com quem vai concorrer ao governo do Estado e apuração em tempo real nas urnas. 

"Teremos também muita análise de cenários, bastidores políticos com a coluna de Letícia Gonçalves, e a força de um time de checagem para esclarecer desinformação e boatos. Outras novidades estão no forno e em breve os leitores e ouvintes serão informados de mais ações para garantir que tenhamos a melhor e maior cobertura do Estado das eleições 2022", finaliza Elaine Silva.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais