> >
Scaramussa anuncia nomes para iniciar transição de governo em Linhares

Scaramussa anuncia nomes para iniciar transição de governo em Linhares

Deputado estadual escolheu seu vice, Franco Fiorot (União Brasil), para coordenar grupo, conforme anunciado nesta terça-feira (15)

Publicado em 15 de outubro de 2024 às 13:44

Ícone - Tempo de Leitura 4min de leitura
Lucas Scaramussa (Podemos) eleito prefeito de Linhares nas Eleições 2024. (Daniel Bittencourt)

O deputado estadual Lucas Scaramussa (Podemos), eleito o novo prefeito de Linhares, anunciou seu vice Franco Fiorot (União Brasil) como coordenador da equipe de transição para a gestão municipal e definiu outros três nomes para integrar o grupo. O parlamentar superou o atual mandatário Bruno Marianelli (Republicanos), que tentava a reeleição, e vai comandar a cidade do Norte capixaba a partir de janeiro de 2025.

“Escolhemos uma equipe inicial que analise de forma ampla as áreas estratégicas da cidade e nos apresente um panorama das finanças e dos projetos em andamento, para que possamos preparar um plano de ação inicial da nossa gestão”, afirmou o deputado. 

"Estamos comprometidos em manter um diálogo aberto com a atual administração e em construir um planejamento que atenda às reais necessidades de Linhares”, declarou Franco Fiorot.

Scaramussa protocolou os nomes no início da tarde desta terça-feira (15), na Prefeitura de Linhares. São eles:

Scaramussa anuncia nomes para iniciar transição de governo em Linhares
Franco Fiorot, eleito vice-prefeito de Linhares nas Eleições 2024
Franco Fiorot, eleito vice-prefeito de Linhares nas Eleições 2024. (Reprodução)

  • Franco Fiorot: Especialista em Gestão do Agronegócio pelo Ibmec. Foi diretor executivo da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Papaya (Brapex), secretário de Agricultura da Prefeitura de Linhares, presidente do Fórum de Secretários Municipais de Agricultura do Espírito Santo (Fosemag) e diretor-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Rosinéia Bergamaschi, especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e pela Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli)
Rosinéia Bergamaschi, especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e pela Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli). (Reprodução)

  • Rosinéia Bergamaschi: Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona. Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e pela Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli). Especialista em Docência nos Anos iniciais do Ensino fundamental e Educação Infantil pela Unilinhares. Licenciada em Pedagogia pela Unilinhares. Professora efetiva e diretora escolar da Rede Municipal de Ensino de Linhares e professora de Ensino Superior de Pedagogia.

João Carlos Souza Filho
João Carlos Souza Filho, especialista em Administração Pública e Governo pela PUC-Minas. (Reprodução)

  • João Carlos Souza Filho: Mestrando em Administração pela Fucape Business School. É especialista em Administração Pública e Governo pela PUC-Minas. Especialista em Relações Internacionais pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais pelo Ibmec. Graduado em Administração pela Faceli. Atualmente, é chefe de Gabinete Parlamentar na Assembleia Legislativa do Espírito Santo. É membro associado do Instituto de Relações Governamentais (Irelgov) e integrou a comissão especial das atividades do programa Cidade Empreendedora da Prefeitura de Linhares, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Rodrigo Sales Campelo, secretário Geral da 3ª Subseção da OAB/ES
Rodrigo Sales Campelo, Secretário Geral da 3ª Subseção da OAB/ES. (Reprodução)

  • Rodrigo Sales Campelo: Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Pós-Graduado em Direito Processual Civil. É Secretário Geral da 3ª Subseção da OAB/ES. Membro da Associação Brasileira de Direito Processual (ABDPRO). Foi procurador chefe da Procuradoria Administrativa do Município de Linhares. Ex-membro da Comissão Estadual de Direito Eleitoral da OAB/ES.

Decreto de transição

Na última quarta-feira (9), Bruno Marianelli assinou um decreto, publicado nesta terça-feira (15), instituindo o processo de transição de governo em Linhares, com as seguintes regras:

  • A equipe de transição de governo será integrada por representantes da atual administração e do prefeito eleito, podendo cada parte indicar 4 (quatro) membros, incluído um coordenador;
  • O prefeito eleito deverá indicar seus membros por meio de ofício a ser protocolizado na Prefeitura de Linhares designando entre eles o coordenador;
  • O prefeito municipal, com a indicação dos seguintes representantes, sendo o primeiro deles o coordenador: a) Procurador-geral; b) Secretário municipal de Finanças e Planejamento; c) Secretário municipal de Administração e Recursos Humanos; d) Controlador Geral do Município.

O prefeito eleito manifestou que, apesar da limitação imposta pelo decreto, de que a atual e a futura gestão devem nomear quatro pessoas, cada uma delas, ele prevê a necessidade de formar grupos temáticos. A ideia é que eles acompanhem diretamente, durante transição, as pastas estratégicas para a cidade, como Segurança, Saúde, Educação e Obras e Limpeza Pública.

Scaramussa superou atual prefeito 

Scaramussa obteve 52,92% dos votos válidos e superou Marianelli, que alcançou 39,23%. Em terceiro lugar ficou Maurinho Rossoni (PL), com 7,85%.

O deputado somou 45.024 votos, enquanto o atual prefeito teve 33.372, e Rossoni, 6.679. Do total de 90.247 votos registrados na cidade, 2.905 foram nulos (3,22% do total) e 2.267 foram em branco (2,51%).

Professor universitário e advogado, Scaramussa foi eleito deputado estadual em 2022. Em 2020, havia concorrido ao cargo de prefeito de Linhares pelo DC e ficado em segundo lugar, com 22.162 votos, o equivalente a 29,01%. Na ocasião, Guerino Zanon foi eleito pelo MDB com 41.581 votos (54,44%).

Em 2022, Zanon renunciou ao cargo para disputar o governo do Estado e seu vice, Bruno Marianelli, assumiu o comando da prefeitura. 

Antes, Scaramussa havia disputado a eleição para deputado estadual em 2018 e para deputado federal em 2014, sem sucesso. Esteve à frente da pasta de Meio Ambiente de Linhares por duas vezes (2009–2012 e 2017–2018).

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais