O deputado estadual Lucas Scaramussa (Podemos), eleito o novo prefeito de Linhares, anunciou seu vice Franco Fiorot (União Brasil) como coordenador da equipe de transição para a gestão municipal e definiu outros três nomes para integrar o grupo. O parlamentar superou o atual mandatário Bruno Marianelli (Republicanos), que tentava a reeleição, e vai comandar a cidade do Norte capixaba a partir de janeiro de 2025.
“Escolhemos uma equipe inicial que analise de forma ampla as áreas estratégicas da cidade e nos apresente um panorama das finanças e dos projetos em andamento, para que possamos preparar um plano de ação inicial da nossa gestão”, afirmou o deputado.
"Estamos comprometidos em manter um diálogo aberto com a atual administração e em construir um planejamento que atenda às reais necessidades de Linhares”, declarou Franco Fiorot.
Scaramussa protocolou os nomes no início da tarde desta terça-feira (15), na Prefeitura de Linhares. São eles:
Scaramussa anuncia nomes para iniciar transição de governo em Linhares
Franco Fiorot, eleito vice-prefeito de Linhares nas Eleições 2024. (Reprodução)
Franco Fiorot: Especialista em Gestão do Agronegócio pelo Ibmec. Foi diretor executivo da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Papaya (Brapex), secretário de Agricultura da Prefeitura de Linhares, presidente do Fórum de Secretários Municipais de Agricultura do Espírito Santo (Fosemag) e diretor-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
Rosinéia Bergamaschi, especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e pela Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli). (Reprodução)
Rosinéia Bergamaschi: Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona. Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e pela Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli). Especialista em Docência nos Anos iniciais do Ensino fundamental e Educação Infantil pela Unilinhares. Licenciada em Pedagogia pela Unilinhares. Professora efetiva e diretora escolar da Rede Municipal de Ensino de Linhares e professora de Ensino Superior de Pedagogia.
João Carlos Souza Filho, especialista em Administração Pública e Governo pela PUC-Minas. (Reprodução)
João Carlos Souza Filho: Mestrando em Administração pela Fucape Business School. É especialista em Administração Pública e Governo pela PUC-Minas. Especialista em Relações Internacionais pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais pelo Ibmec. Graduado em Administração pela Faceli. Atualmente, é chefe de Gabinete Parlamentar na Assembleia Legislativa do Espírito Santo. É membro associado do Instituto de Relações Governamentais (Irelgov) e integrou a comissão especial das atividades do programa Cidade Empreendedora da Prefeitura de Linhares, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Rodrigo Sales Campelo, Secretário Geral da 3ª Subseção da OAB/ES. (Reprodução)
Rodrigo Sales Campelo: Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Pós-Graduado em Direito Processual Civil. É Secretário Geral da 3ª Subseção da OAB/ES. Membro da Associação Brasileira de Direito Processual (ABDPRO). Foi procurador chefe da Procuradoria Administrativa do Município de Linhares. Ex-membro da Comissão Estadual de Direito Eleitoral da OAB/ES.
Decreto de transição
Na última quarta-feira (9), Bruno Marianelli assinou um decreto, publicado nesta terça-feira (15), instituindo o processo de transição de governo em Linhares, com as seguintes regras:
A equipe de transição de governo será integrada por representantes da atual administração e do prefeito eleito, podendo cada parte indicar 4 (quatro) membros, incluído um coordenador;
O prefeito eleito deverá indicar seus membros por meio de ofício a ser protocolizado na Prefeitura de Linhares designando entre eles o coordenador;
O prefeito municipal, com a indicação dos seguintes representantes, sendo o primeiro deles o coordenador: a) Procurador-geral; b) Secretário municipal de Finanças e Planejamento; c) Secretário municipal de Administração e Recursos Humanos; d) Controlador Geral do Município.
O prefeito eleito manifestou que, apesar da limitação imposta pelo decreto, de que a atual e a futura gestão devem nomear quatro pessoas, cada uma delas, ele prevê a necessidade de formar grupos temáticos. A ideia é que eles acompanhem diretamente, durante transição, as pastas estratégicas para a cidade, como Segurança, Saúde, Educação e Obras e Limpeza Pública.
O deputado somou 45.024 votos, enquanto o atual prefeito teve 33.372, e Rossoni, 6.679. Do total de 90.247 votos registrados na cidade, 2.905 foram nulos (3,22% do total) e 2.267 foram em branco (2,51%).
Professor universitário e advogado, Scaramussa foi eleito deputado estadual em 2022. Em 2020, havia concorrido ao cargo de prefeito de Linhares pelo DC e ficado em segundo lugar, com 22.162 votos, o equivalente a 29,01%. Na ocasião, Guerino Zanon foi eleito pelo MDB com 41.581 votos (54,44%).
Antes, Scaramussa havia disputado a eleição para deputado estadual em 2018 e para deputado federal em 2014, sem sucesso. Esteve à frente da pasta de Meio Ambiente de Linhares por duas vezes (2009–2012 e 2017–2018).