O prefeito eleito de Cariacica, Euclério Sampaio (DEM), foi o mais votado neste domingo (29) em 53 dos 59 bairros que possuem locais de votação no município. O demista venceu a disputa no segundo turno com 95.356 votos (58,69% dos votos válidos) contra 67.111 votos (41,31%) de sua adversária, Célia Tavares (PT). A petista venceu em seis bairros.
No primeiro turno a diferença no número de bairros foi menor, com Euclério vencendo em 22 e Célia, em 10. Em um cenário embolado e com 14 candidatos, os votos foram pulverizados e pelo menos oito candidatos foram mais votados em algum bairro. Dessa vez, só com os dois mais votados no páreo, a diferença ficou mais expressiva. Euclério ganhou em todos os bairros em que o terceiro e o quarto colocado no primeiro turno, Subtenente Assis (PTB) e Sandro Locutor (PROS), haviam vencido.
A divisão de bairros da Justiça Eleitoral não é igual à divisão geográfica. Alguns bairros no município não possuem seções eleitorais e por isso os moradores se deslocam para votar em outro lugar. Dessa forma, algumas seções foram aglutinadas no mapa abaixo para adequação ao mapa disponibilizado pela prefeitura. Veja as alterações que foram feitas:
No primeiro turno, Subtenente Assis teve votação expressiva em bairros-chave, como Campo Grande, onde está concentrada grande parte dos comerciantes do município. A vizinhança foi palco de muitos atos de campanha de todos os candidatos. Foi lá a maior votação de Euclério neste domingo, 4.650 votos.
Assis não declarou apoio a ninguém, mas por ter um perfil de direita e bolsonarista, já era esperado que Euclério herdaria seus votos em vez de a petista Célia Tavares.
Sandro Locutor, quarto colocado na primeira disputa, apoiou o demista no segundo turno. Euclério venceu em todos os nove bairros que escolheram Locutor no primeiro turno.
Junto com o apoio do ex-deputado, veio Amaro Neto (Republicanos), deputado federal e apresentador de TV. O parlamentar, que escolheu apoiar Locutor no primeiro turno, apareceu em atos de campanha de Euclério nos últimos dias da corrida eleitoral neste segundo turno.
Entre os bairros em que venceu neste domingo, Célia conquistou apenas dois novos: Flexal I e Nova Canãa. Os dois, no primeiro turno, foram redutos de Marcos Bruno (Rede), que terminou na quinta colocação. Marcos Bruno e a Rede não declaram apoio a nenhum candidato que foi para o segundo turno. Flexal I foi, inclusive, o bairro onde a petista conseguiu mais votos, 1.993.
Já dentre os bairros que em que tinha sido a mais votada no primeiro turno, Célia perdeu a liderança em seis barros, como por exemplo em Nova Brasília, onde mora com sua família. Euclério conseguiu 2.063 votos na região, enquanto Célia teve 1.656.
Euclério Sampaio (DEM): 58,69%
Célia Tavares (PT): 41,31%
Branco: 5,32%
Nulos: 6,32%
Abstenções: 29,93%
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta