Após três vereadores terem sido cassados por denúncias de fraude à cota de gênero praticada pelo partido Republicanos nas eleições de 2020, o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) definiu os novos nomes que assumirão os cargos em Ibatiba, na região do Caparaó Capixaba. Geilson Dias Tomaz (Cidadania), Fábio Ambrozio Nascimento Trindade (PSB) e Marcus Rodrigo Amorim Florindo (PMN) assumirão as vagas abertas na Câmara Municipal, sendo diplomados já na próxima quinta-feira (2).
A cerimônia de reprocessamento dos votos foi realizada na segunda-feira (29), na sede do cartório da 10ª Zona Eleitoral. Os novos nomes irão substituir os vereadores eleitos pelo Republicanos no município em 2020: Fernando Vieira de Souza, Jorcy Miranda Sangi e Elias Cândido da Silveira, alvos de uma ação que apontou que a legenda descumpriu os parâmetros mínimos de candidaturas femininas no último pleito municipal.
Após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em julgamento realizado no último dia 19, houve a anulação de todos os votos recebidos por candidatos do Republicanos em Ibatiba, nas eleições de 2020. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), então, realizou uma recontagem dos votos, para recalcular os quocientes eleitoral e partidário no município. Na época, Geilson Dias Tomaz (Cidadania) recebeu 409 votos, Fábio Ambrozio Nascimento Trindade (PSB) teve 383 votos, enquanto Marcus Rodrigo Amorim Florindo (PMN) ficou com 362.
Marcus Rodrigo Amorim Florindo, um dos novos vereadores nomeados, foi quem moveu a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo que denunciou a fraude à cota de gênero, juntamente com os diretórios municipais do Partido da Mobilização Nacional (PMN), Podemos e Partido Progressistas (PP) em Ibatiba.
Na ação inicial apresentada ao TSE, os requerentes citam que, após a lista de candidatos a vereador ter sido apresentada pelo Republicanos de Ibatiba em 2020, no dia 29 de outubro, uma das candidatas decidiu renunciar, desfalcando a chapa proporcional do partido em uma vaga feminina.
Em decisão no último dia 19 de abril, o TSE declarou nulos os votos recebidos por todos os candidatos ao cargo de vereador do Republicanos em Ibatiba no pleito de 2020 e a desconstituição dos diplomas dos candidatos do partido.
De acordo com o TRE-ES, a diplomação dos novos nomes acontecerá na próxima quinta-feira (2) e a posse dos novos vereadores ficará sob responsabilidade da Câmara Municipal. A Casa de Leis foi procurada para mais informações sobre a data da posse, mas não retornou até a publicação do texto.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta