As Eleições Municipais 2024 estão chegando. No dia 6 de outubro, milhões de eleitores irão às urnas no Espírito Santo e no restante do país para escolher quem vai governá-los nos próximos quatro anos. Neste ano, o pleito será para definir os prefeitos e vereadores de cada município.
Por isso, A Gazeta explica para o leitor como funciona o sistema de votação para cada um dos cargos em disputa. Começando pela votação para prefeito, que é a mais simples.
A cada quatro anos, a sociedade se reúne para eleger os prefeitos das cidades. Ao eleitor, basta digitar o número do seu candidato, composto por dois dígitos, e apertar "confirmar" na urna eletrônica.
A disputa é feita pelo sistema majoritário de votos, ou seja, vence a chapa que obtiver mais votos. Mas, em municípios que contam com mais de 200 mil eleitores, existe a possibilidade da realização de segundo turno.
Para que isso aconteça, basta que o candidato mais votado no primeiro turno não atinja a maioria simples dos votos (50% mais 1). Assim, é realizada uma nova votação, entre os dois candidatos mais votados no primeiro turno, para definir o vencedor da eleição – neste ano, o segundo turno está marcado para o dia 27 de outubro.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta