A TV Gazeta vai realizar, nesta quinta-feira (3), dois debates simultâneos, entre os candidatos nas eleições de 2024 às Prefeituras de Vitória e Colatina, no Noroeste do Estado. O encontro vai ser realizado no estúdio da emissora, na Capital, com transmissão ao vivo pela televisão, g1, Globoplay e em A Gazeta, logo após a novela Mania de Você. A rádio CBN Vitória vai transmitir o debate entre os candidatos de Vitória.
Os debates serão realizados três dias antes do primeiro turno das Eleições 2024, marcado para o próximo domingo (6), e serão o último momento para os telespectadores verem os candidatos reunidos, apresentando as suas propostas.
O jornalista e apresentador do Bom Dia ES, Mário Bonella, vai ser o mediador do encontro que reunirá os nomes que disputam o comando da capital do Espírito Santo. A jornalista e apresentadora do Gazeta Meio Dia, Rafaela Marquezini, vai estar com os candidatos de Colatina.
Participarão dos debates os candidatos cujos partidos têm representação no Congresso Nacional, conforme prevê a Lei 9.504/97.
No último sábado (28), a TV Gazeta já realizou debates entre os candidatos às Prefeituras de Linhares, no Norte do Espírito Santo, e Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do estado.
Em Vitória, os seis candidatos que disputam as Eleições 2024, confirmaram presença no debate. São eles:
As regras do debate foram apresentadas para os representantes dos candidatos de Vitória no dia 12 de setembro, quando também ocorreu o sorteio da ordem das falas na dinâmica de cada bloco.
Em Colatina, quatro dos seis candidatos que disputam as Eleições 2024 vão participar do debate. São eles:
As regras do debate foram apresentadas para os representantes dos candidatos de Colatina no dia 13 de setembro, quando também ocorreu o sorteio da ordem das falas na dinâmica de cada bloco.
Critério de participação
O debate acontece com os candidatos a prefeito que pertencem a partidos com representação no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares, conforme preconiza a Lei 9.504/97, e que não tenham impedimento na Justiça, seja eleitoral ou comum, para participar presencialmente. Não será admitida participações que não sejam presenciais.
O debate será dividido em quatro blocos:
Ordem de perguntas
A ordem em que os candidatos farão as perguntas foi sorteada na reunião realizada com representantes dos candidatos. Em cada bloco, cada candidato terá direito a fazer uma pergunta. Nos dois primeiros blocos de perguntas, cada candidato deverá responder apenas uma vez. Assim, todos perguntam e todos respondem.
Nos dois blocos seguintes de perguntas, os candidatos poderão ser escolhidos para responder a, no máximo, duas perguntas. Os tempos de pergunta e resposta serão os mesmos em todos os blocos de tema livre ou determinado: 30 segundos para fazer a pergunta; dois minutos para resposta; um minuto e 15 segundos para réplica; e um minuto e 15 segundos para tréplica.
Em Vitória, cada candidato terá um minuto e 30 segundos para as considerações finais, em ordem previamente estabelecida por sorteio. Já em Colatina, o tempo será de 2 minutos para o encerramento.
Blocos com tema livre
Nos blocos de tema livre, o tema da pergunta é de livre escolha do candidato que vai perguntar.
Blocos com tema determinado
Nos blocos de tema determinado, a produção do programa vai escolher 20 temas que estarão em uma urna, no estúdio. Desses, apenas 10 serão escolhidos, por sorteio, durante o debate. Cada tema será sorteado uma única vez.
Candidato ausente
Se algum candidato convidado faltar ao debate, o seu lugar permanecerá vazio com uma placa que o identifique pelo nome. Na vez em que, pelo sorteio, faria a pergunta, seu lugar poderá ser mostrado com mais destaque e o mediador poderá lembrar que ele não compareceu ao debate.
Na primeira rodada de tema livre, e somente nela, os candidatos presentes, se quiserem, antes de escolher o candidato a quem farão a pergunta, poderão fazer, em 30 (trinta) segundos, a pergunta que fariam ao candidato que se ausentou. Depois de feita a pergunta, escolhem um candidato presente e segue-se a mecânica já descrita acima.
Em nenhuma hipótese a pergunta ou o comentário poderá conter ofensas pessoais ao candidato ausente. Se isto ocorrer, sua palavra será cortada imediatamente.
Direito de resposta
Os candidatos que se sentirem ofendidos pelas declarações dos adversários poderão solicitar direito de resposta. A organização do debate irá analisar o pedido e poderá conceder um minuto ao candidato que se sentiu ofendido para que ele responda às ofensas.
Caso ainda haja oportunidade de resposta, réplica ou tréplica do candidato que se sentir ofendido, a TV Gazeta não concederá tempo adicional para exercício do direito de resposta.
Com informações do g1 ES
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta