No último domingo (15), prefeitos de 73 cidades do Espírito Santo foram eleitos. Com exceção de Boa Esperança, onde o resultado está sub judice a Justiça Eleitoral vai decidir se os votos do candidato mais votado serão ou não computados , e das quatro principais cidades da Grande Vitória em que ocorre segundo turno , os eleitores já sabem quem comandará as prefeituras pelos próximos quatro anos a partir de 2021.
Nos mapas abaixo, confira quem são os prefeitos eleitos em cada uma das cidades e quais ainda estão na corrida eleitoral.
No total, sete municípios fazem parte da Região Metropolitana. Em quatro deles Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica a eleição para prefeito será decidida no segundo turno, no dia 29 de novembro. Já na Região Serrana, os nomes que vão estar à frente das 14 prefeituras, a partir de 2021, já foram escolhidos.
Somando as duas regiões, o PSB, partido do governador Renato Casagrande, foi a sigla que fez o maior número de prefeitos: três, no total. Eles vão comandar Fundão, Marechal Floriano e Santa Maria de Jetibá.
O Republicanos e o PSDB também podem chegar a três candidatos eleitos, caso Lorenzo Pazolini (Republicanos) ganhe em Vitória, e Max Filho (PSDB) em Vila Velha. Os dois disputam o segundo turno, respectivamente, contra João Coser (PT) e Arnaldinho Borgo (Podemos).
Com 16 municípios, apenas o resultado de Boa Esperança ainda é aguardado pelo eleitor da Região Norte do Estado. Pelas urnas, Romualdo Milanese (Solidariedade) foi o mais votado, mas a Justiça vai decidir se os votos serão computados, já que o candidato possui pendências eleitorais.
Nas outras 15 cidades, os responsáveis por governá-las já foram eleitos, sendo que mais da metade se concentra nas mãos de três partidos: PSB, Cidadania e PSD. Cada uma dessas legendas fez três prefeitos.
A Região Central foi a em que o PSB se saiu pior, elegendo apenas um prefeito: Gutim, em Marilândia. Já o MDB, que, nas eleições de 2016, fez o maior número de governantes do Executivo municipal, saiu na frente.
A sigla reelegeu dois prefeitos: Borel, em Alto Rio Novo, e Guerino Zanon, em Linhares, e trouxe de volta o ex-prefeito Edimilson, em Rio Bananal.
Fazem parte dessa região 16 municípios.
Na região com maior número de municípios 27 no total , PSB e Republicanos se destacaram nas prefeituras. O partido socialista fez seis prefeitos, com destaque para Victor Coelho (PSB), reeleito em Cachoeiro de Itapemirim.
Já o Republicanos manteve o controle das cidades de Itapemirim, com Thiago Peçanha, e Ibatiba, com Luciano Pingo, e fez novos prefeitos em três outros locais: Iconha, Guaçuí e Mimoso do Sul.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta