O prefeito em exercício de São Mateus, Ailton Caffeu (Cidadania), continua a promover mudanças no secretariado do município. Após a primeira dança das cadeiras realizada em cargos da prefeitura, o chefe do Executivo municipal exonerou mais 37 pessoas e nomeou mais sete. Na primeira mudança foram sete exonerações e quatro nomeações.
Daniel da Açaí, como é conhecido, foi preso no dia 28 de setembro durante a Operação Minucius, deflagrada pela Polícia Federal. Ele é suspeito de liderar um esquema que fraudava licitações na prefeitura.
Daniel foi posto em liberdade, após cumprir prisão temporária de 10 dias, mas segue afastado da prefeitura. A Justiça determinou que ele fique longe da administração municipal para não atrapalhar as investigações.
DA ASSESSORIA AO ALTO ESCALÃO
Desta vez, as mudanças promovidas por Caffeu atingem cargos de assessoria, subsecretaria até o alto escalão, como a Procuradoria e a Controladoria.
Entre as alterações está a de João Adir Oliveira Scardini, que sobe de cargo, saindo da Subsecretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Transporte e assumindo a chefia da secretaria.
Já Camila Finco Ghisolfi Giubert chegou a ser nomeada interinamente para a Secretaria Municipal de Cultura, em 14 de outubro, mas teve a nomeação revogada no dia seguinte. Agora, ela é secretária interina de Governo.
Adriano Nascimento de Oliveira, nomeado secretário de Turismo, vai ter mais uma pasta sob sua tutela. Pela configuração atual, ele cuidará também, em um primeiro momento, da Secretaria de Cultura, de forma interina.
Os decretos de exoneração e nomeação foram publicados no site da prefeitura. Órgãos como a Controladoria Municipal, a Controladoria Geral e a Ouvidoria tiveram seus representantes exonerados e, até esta quarta-feira (20), nenhum substituto foi nomeado pelo atual prefeito.