Em 2020, eles estiveram nas urnas compondo as chapas para prefeito das principais prefeituras da Grande Vitória. Em outubro deste ano, Capitã Estéfane (Patriota), Enfermeira Edna (Solidariedade), Thiago Carreiro (União Brasil) e Victor Linhalis (Podemos) voltarão a concorrer ao pleito, mas desta vez alçando uma vaga no Legislativo.
Eles são, respectivamente, os vice-prefeitos de Vitória, Cariacica, Serra e Vila Velha e se lançaram na disputa por vagas na Assembleia Legislativa ou na Câmara dos Deputados.
Diferente de outros servidores públicos comissionados ou efetivos, os vice-prefeitos não precisam se afastar do cargo para disputar as eleições. A regra de desincompatibilização não se aplica a eles, exceto em casos em que, por algum motivo, sucederem o prefeito seis meses antes do pleito.
Confira qual cargo os vice-prefeitos de Vitória, Cariacica, Serra e Vila Velha devem disputar:
A vice-prefeita de Vitória, Capitã Estéfane, se filiou recentemente ao Patriota e é pré-candidata a deputada federal pelo partido. Ela vai disputar a eleição em uma legenda diferente da qual foi eleita na chapa com o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos). A troca de partido se deu após conflitos entre a vice e o chefe do Poder Executivo municipal. No início do mandato, Capitã Estéfane chegou a assumir, temporariamente, a Secretaria de Cultura de Vitória. A nomeação dela, no entanto, foi alvo de reclamações do setor. Estéfane foi exonerada do cargo e, desde então, não assumiu nenhuma posição dentro do secretariado de Pazolini.
A vice-prefeita de Cariacica, Enfermeira Edna, está de saída do Solidariedade para compor chapa em outro partido e disputar uma vaga na Assembleia Legislativa. Ela conversa com três legendas para se filiar: União Brasil, Patriota e PSD. Edna já foi filiada ao PTB e ao Republicanos e chegou a assumir o mandato de vereadora de Cariacica em 2015 como suplente de Marcos Bruno.
Vice-prefeito da Serra, Thiago Carreiro era filiado ao Cidadania. Recentemente, trocou a legenda pelo União Brasil, partido que surgiu da fusão DEM e PSL e detém a maior fatia do fundo eleitoral. Carreiro é pré-candidato a deputado federal na chapa que está sendo montada por Felipe Rigoni, que preside a legenda no Espírito Santo. O vice-prefeito da Serra atuava como secretário de Turismo e Cultura e vai se afastar do secretariado devido à regra de desincompatibilização. Continuará atuando como vice.
O vice-prefeito de Vila Velha, Victor Linhalis, disputou as eleições de 2020 filiado ao Solidariedade, partido que era presidido por ele na cidade canela-verde. Recentemente, se filiou ao Podemos para disputar o cargo de deputado federal. O Podemos é o partido do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo. No Estado, é comandado por Gilson Daniel, que, ao lado de Victor Linhalis, integra a chapa para a Câmara dos Deputados.
A reportagem informou anteriormente que o vice-prefeito da Serra, Thiago Carreiro, agora no União Brasil, estava no PDT. Na verdade, ele era filiado ao Cidadania. A informação foi corrigida.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta