Após 20 anos sem reeleger um prefeito e sem definir um pleito em primeiro turno, Vila Velha viu os dois marcos serem atingidos neste domingo (6) por Arnaldinho Borgo (Podemos). Com 100% das urnas apuradas na cidade canela-verde, o atual mandatário foi eleito com votação recorde, finalizando o pleito com 79,04% dos votos válidos, algo inédito no município.
Desde 2004, a cidade de Vila Velha não reelegia um prefeito e também não decidia uma eleição em primeiro turno. Na ocasião, Max Filho (então no PDT) foi reeleito para um segundo mandato em primeiro turno, com 65,08% dos votos.
Os candidatos derrotados naquele ano foram Vasco Alves (PTB), Diogo Filadelfo (PPS) e Euclério Sampaio (PMN). Euclério, hoje no MDB, também acaba de conquistar sua reeleição, mas como prefeito de Cariacica.
Em 2008, pelo PR, Neucimar Fraga foi eleito em segundo turno. Em 2012, perdeu a reeleição no segundo turno para Rodney Miranda (DEM). No pleito seguinte, em 2016, Rodney não chegou nem ao segundo turno.
Naquele ano, após vencer as eleições em 2000 e 2004, Max Filho levou a terceira. Filiado ao PSDB, conquistou 58,91% dos votos no segundo turno e derrotou Neucimar Fraga, à época no PSD.
Em 2020, porém, Max Filho não se reelegeu. Ele foi derrotado justamente por Arnaldinho, que conquistava seu primeiro mandato.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta