> >
Weverson diz que vai revisar contratos e pode recontratar exonerados na Serra

Weverson diz que vai revisar contratos e pode recontratar exonerados na Serra

Prefeito toma posse e anuncia a criação de um grupo para analisar os contratos em busca de formas para reduzir o custeio da administração

Publicado em 1 de janeiro de 2025 às 20:17

Ícone - Tempo de Leitura 4min de leitura
Weverson Meireles toma posse como prefeito da Serra ao lado da vice, Gracimeri Gaviorno
Weverson Meireles tomou posse como prefeito da Serra ao lado da vice, Gracimeri Gaviorno. (Tiago Alencar)

Vitorioso no segundo turno com 60,48% dos votos válidos nas eleições de 2024, Weverson Meireles (PDT) tomou posse na tarde desta quarta-feira (1º) para o primeiro mandato à frente da Prefeitura da Serra. Além dele e da vice Gracimeri Gaviorno (MDB), 23 vereadores assumiram o cargo na Câmara Municipal para a legislatura 2025-2028.

Logo após a posse, o prefeitou anunciou os planos de governo e disse que a primeira ação à frente do Executivo serrano será a criação de um grupo para analisar os contratos da prefeitura, em busca de formas para reduzir o custeio da administração.

"Estamos finalizando um decreto em que vamos instituir um grupo para olhar com riqueza de detalhes os grandes contratos da prefeitura. Queremos trabalhar com a máxima da nossa gestão, que é mais com menos. Então, vamos buscar otimizar e melhorar a oferta de serviço com cada vez menos custeio. Vamos tomar medidas para que possamos continuar o ritmo acelerado de investimento. Para isso, precisamos aperfeiçoar ainda mais a aplicação de custeio da máquina pública. Com muita responsabilidade, vamos cuidar das contas e das pessoas", disse Weverson. 

Dentro dessa iniciativa de reduzir o custeio, mais de 800 servidores comissionados de diversas pastas e órgãos da Serra foram exonerados na última segunda-feira (30), no penúltimo dia da administração do prefeito Sergio Vidigal (PDT), que atuou pela eleição de Weverson. O novo prefeito comentou a medida e disse que parte dos exonerados poderá ser reconduzida aos cargos.

A medida pode atender a um dos objetivos do prefeito eleito, revelado em entrevista à Gazeta: ele garantiu que um dos seus primeiros atos como novo chefe do Executivo serrano será "enxugar os gastos e otimizar os serviços" na cidade, incluindo a possibilidade de uma reforma administrativa.

"Vidigal tomou essa decisão dando liberdade a essa nova gestão, para que nós possamos escolher os nossos secretários com critérios técnicos. O ato de de exoneração permite que possamos, no nosso ato de nomeação, conciliar a boa política com uma boa entrega técnica na nossa gestão. Se aquelas pessoas que foram exoneradas apresentarem um perfil técnico, que atenda a prefeitura, poderão ser nomeadas novamente", explicou o prefeito.

Após ter anunciado a nova composição do secretariado serrano, com a vice Gracimeri à frente da pasta de Defesa Social, Weverson disse que outra prioridade da gestão será construir um pacto pela paz na Serra.

"Teremos a conquista de ter a nossa guarda municipal funcionando 24 horas, advindo agora dos novos aprovados em concursos. Os moradores podem contar com a construção de uma cidade cada vez mais segura. Teremos tolerância zero com crime e com os criminosos", garantiu.

O prefeito voltou a citar investimentos que serão feitos para a melhoria da mobilidade na Serra. Entre eles, a criação de uma nova ligação entre o município e Vitória

"Estamos preparados para um dos maiores investimentos em mobilidade na história da nossa cidade, que é a construção da terceira via ligando Serra a Vitória. O Senado Federal aprovou uma operação de crédito de US$ 57 milhões. Essa autorização agora vai para o Ministério da Fazenda para que possamos iniciar os trâmites de assinatura desse contrato. Aí sim, teremos condições de dar a data da ordem de serviço das duas obras vinculadas a essa operação de crédito, que são a construção de uma via expressa entre a Praia de Carapebus e Jardim Camburi e a ligação do Civit II à BR 101", anunciou.

Weverson Meireles tem 33 anos e é formado em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Ocupou o cargo de secretário de Estado de Turismo até o início de 2023. Foi subsecretário de Esportes no Executivo estadual e também comandou a Secretaria de Governo da Prefeitura da Serra. Por fim, presidiu o diretório estadual do PDT até março de 2024. Deixou o posto para se dedicar à candidatura a prefeito da Serra.

O PDT, partido de Weverson, foi novamente a legenda que conseguiu eleger mais vereadores na cidade, totalizando cinco nomes vitoriosos nas urnas e terá o maior número de parlamentares na Casa.

Quem são os vereadores da Serra

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais