Quem utiliza o sistema Transcol deve ficar atento: a partir do próximo domingo (17), não será possível pagar a passagem com notas e moedas de dinheiro, apenas com o Cartão GV nome dado ao bilhete único dos ônibus que circulam nos municípios da Grande Vitória.
A medida é mais uma que visa diminuir o risco de transmissão do novo coronavírus e foi anunciada pelo governador Renato Casagrande, durante o pronunciamento desta quarta-feira (13). Diante da mudança, surgiram críticas, elogios e dúvidas: onde e como adquirir o cartão? A Gazeta explica.
Deixando de lado os cartões especiais, como de estudante e idoso, que seguem regras específicas, há dois principais tipos de Cartão GV: um com cadastro e outro sem. A vantagem do primeiro é que, caso você o perca, consegue bloquear o uso e reaver o saldo; enquanto no segundo não há essa possibilidade.
Vale ressaltar que, em ambos os casos, os valores gastos para adquirir o bilhete único são revertidos automaticamente em crédito para o pagamento das passagens e que os dois tipos são aceitos tanto nos ônibus do Transcol quanto nos coletivos municipais da Grande Vitória.
É possível adquirir o Cartão GV em seis cidades: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana e Fundão. Nas quatro primeiras existem postos de venda com atendimento presencial, pontos de autoatendimento e estabelecimentos comerciais conveniados. Já nas últimas duas, a compra pode ser feita apenas em algumas farmácias.
Abaixo, você confere os principais locais em cada um dos municípios:
Os postos de atendimento funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Já os aparelhos de autoatendimento ficam abertos no mesmo horário dos terminais. Para ver a lista completa, que contém os estabelecimentos comerciais que vendem o cartão, basta clicar aqui.
Depois de comprar o Cartão GV é preciso que ele esteja carregado com alguma quantia sempre que for utilizá-lo, já que o valor da passagem será descontado do crédito que ele possui, no momento em que o bilhete for aproximado no leitor, logo antes de passar pela catraca dos ônibus. Veja como recarregar:
Com as aulas suspensas desde março em todo o Espírito Santo, os alunos estão com os respectivos cartões de estudante suspensos. No entanto, a Secretaria Estadual de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) garantiu que os jovens conseguem comprar outro cartão como qualquer pessoa e utilizá-lo no sistema Transcol, embora "a orientação é para que o estudante fique em casa".
Qualquer dúvida ou problema relacionado ao Cartão GV é possível acionar o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da GVBus pelos telefones 0800 028 1810 ou 3145-2650. Também é possível fazer o contato pelo e-mail [email protected].
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta