> >
Água chegou ao teto de casas em Castelo durante fortes chuvas

Água chegou ao teto de casas em Castelo durante fortes chuvas

Moradores e comerciantes fazem a limpeza das casas e das lojas e contabilizam os prejuízos neste domingo, um dia após o município do Sul do Estado ser afetado pela chuva

Publicado em 26 de janeiro de 2020 às 12:29

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Roupas no varal cheias de barro na casa aposentada Delizete Ramos, moradora do bairro Baixo Itália, em Castelo. (Beatriz Caliman)

Um dia após as fortes chuvas que atingiram Castelo, no Sul do Estado, moradores e comerciantes fazem a limpeza das casas e das lojas e contabilizam os prejuízos neste domingo (26). A água chegou até o teto de algumas residências. Na casa da aposentada Delizete Ramos, no bairro Baixo Itália, às margens do Rio Castelo, o lustre e as roupas que estavam em um varal suspenso ficaram cheios de lama.

Aspas de citação

Moro aqui há 50 anos. Nunca vi algo assim. Dormi na casa da minha mãe, no segundo andar. Agora é limpar e ver o que fica

Delizete Ramos
Aposentada
Aspas de citação
A aposentada Delizete Ramos, moradora do bairro Baixo Itália, em Castelo, vê a marca da água, que foi até o teto da casa dela. (Beatriz Caliman)

O Rio Castelo, que corta a cidade, subiu cerca de oito metros. Diversos bairros na região central do município foram afetados pela enchente. A Defesa Civil ainda percorre a cidade para contabilizar o número de desalojados e desabrigados.

Duas unidades de saúde também foram afetadas e três pessoas ainda são consideradas desaparecidas, de acordo com a Defesa Civil.

Também no bairro Baixo Itália, o comerciante Paulo Cristiano Trol diz que o prejuízo foi de R$ 60 mil. "Tinha pegado o ponto há dois dias. Dá tristeza demais. Agora é limpar", disse o comerciante, que perdeu todas as frutas e verduras do mercado.

Comerciante Paulo Cristiano Trol no bairro Baixo Itália, em Castelo. (Beatriz Caliman)

O comerciante José Antônio Sartori, proprietário de uma loja de produtos agrícolas, ainda não contabilizou os prejuízos no estabelecimento. A água atingiu rações e outros itens agrícolas. "Coloquei os produtos em cima do balcão pois a água nunca chegou nesta altura", contou.

Loja de produtos agrícolas foi tomada pela água em Castelo(Beatriz Caliman)

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais