Um caso curioso chamou a atenção de uma família no interior de Presidente Kennedy, Litoral Sul do Espírito Santo na última sexta-feira (26). É que uma das vacas da propriedade de Juliana Jordão nasceu com uma malformação no crânio. O caso é considerado raro no Espírito Santo, segundo especialista da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
A produtora da localidade de São Paulinho conta que foi a primeira vez que viu uma bezerra assim. Quando cheguei no curral ele estava berrando, mas o berro parecia de dor, diferente dos outros que nascem aqui. Hoje, está mamando normal, andando. Ela é linda, contou Juliana Jordão.
DOENÇAS
A doutora especialista em Patologia e Toxicologia Animal da Ufes em Alegre, Louisiane de Carvalho Nunes, conta que pode se tratar de hidrocefalia ou meningocele. O caso, possivelmente, deve ser o primeiro no Estado.
Ela explica que a hidrocefalia é um acúmulo de líquido cefalorraquidiano, que pode ser de origem infecciosa, neoplásica ou defeito congênito. Já a meningocele é a herniação das meninges por defeitos na formação óssea do crânio, que também pode ser de origem congênita ou decorrente de processos infecciosos.
Mesmo descobrindo a doença, não existe cura para nenhum dos casos. O que pode ser realizado, segundo Louisiane, são alguns tratamentos de suporte que minimizem as fortes "dores de cabeça" que surgirão pela compressão do cérebro. O animal pode sobreviver por um tempo, mas acredito que a compressão e a dor o levem à morte, conta.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta