> >
Chuva no ES: cidades afetadas convocam veterinários voluntários

Chuva no ES: cidades afetadas convocam veterinários voluntários

Os profissionais poderão atuar no atendimento de animais, auxiliando na administração de medicação e na alimentação

Publicado em 22 de janeiro de 2020 às 20:30

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Situação dos animais após fortes chuvas no Sul do Estado também preocupa. (GRAD (Grupo de Resgate de animais em desastres))

Os municípios ao Sul do Estado que foram afetados pelas fortes chuvas convocam estudantes e médicos veterinários para trabalhar de forma voluntária. Os profissionais poderão atuar no atendimento de animais, auxiliando na administração de medicação e na alimentação.

A situação dos animais na cidade de Iconha é mais crítica e os trabalhos na região estão sendo coordenados pelo Grupo de Resgate de Animais em Desastres (GRAD), organizado pelo Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, em conjunto com representantes do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo (CRMV-ES).

“No momento, precisamos de cerca de três médicos-veterinários por dia para revezar nas equipes de atendimento, visita nas casas afetadas e pessoas ilhadas com animais que estão precisando de cuidados. Para isso, precisamos que os interessados entrem em contato com o CRMV-ES”, pondera o coordenador do GRAD Enderson Barreto. O GRAD atuou no atendimento aos animais na tragédia de Brumadinho e Mariana em Minas Gerais.

Resgate de animais no Sul do Estado. (GRAD (Grupo de Resgate de animais em desastres))

Segundo Marcus Campos Braun, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo (CRMV-ES), o órgão está atuando para ajudar no que for possível.  "Todos os dias, cerca de quatro equipes vão a um dos municípios atender os animais, além de levar ração. o Conselho pede ajuda de médicos veterinários e estudantes de medicina veterinária. É claro que a vida humana deve ser a primeira a ser cuidada após as fortes chuvas que atingiram a Região Sul do Estado. Mas os animais também precisam de ajuda."

Os atendimentos aos animais são feitos no local pelos veterinários e os que estão em situação de vulnerabilidade são encaminhados para clínicas veterinárias parceiras.

Resgate de animais no Sul do Estado. (GRAD (Grupo de Resgate de animais em desastres))

COMO AJUDAR

Para ajudar os animais atingidos, estão sendo levantadas doações em dinheiro para custear vacinas, vermífugos e os custos de transporte e alimentação das pessoas que estão trabalhando na região. As doações podem ser feitas para o Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal e o comprovante de depósito deve ser enviado para [email protected], com o assunto "AJUDA ES", para que a doação seja registrada na instituição.

Equipe de resgate cuida dos animais que sofreram com as fortes chuvas no Sul do Estado. (GRAD (Grupo de Resgate de animais em desastres))

Além dos médicos-veterinários, os estudantes também podem participar. Os interessados em atuar como voluntários podem entrar em contato com o Conselho pelo e-mail [email protected], com o assunto “Voluntário”. No e-mail é preciso que os interessados informem nome, telefone, número do CRMV-ES, atuação profissional e datas disponíveis para o trabalho voluntário. Já os estudantes de medicina veterinária devem informar nome, telefone, instituição de ensino, número de matrícula e datas disponíveis.

INFORMAÇÕES PARA VOLUNTÁRIOS

DOAÇÃO EM DINHEIRO

PRODUTOS PARA DOAÇÃO

O CRMV-ES é ponto de coleta de doação de medicamentos, alimentos e produtos de higiene pessoal e de limpeza que será destinado para a população e os animais das cidades de Iconha, Alfredo Chaves, Vargem Alta e Rio Novo do Sul, que foram atingidas pelas fortes chuvas no Sul do Estado.

undefined(GRAD (Grupo de Resgate de animais em desastres))

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais