A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do governo federal, reconheceu a situação de emergência em 16 municípios do Espírito Santo e de calamidade pública em outros dois por causa dos temporais que atingiram o Estado nas últimas semanas.
A portaria com o reconhecimento, assinada pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (30).
A secretaria é vinculada ao Ministério de Desenvolvimento Regional. O ministro da pasta, Gustavo Canuto, em visita ao Estado, garantiu que faria uma análise rápida e reconheceria sumariamente a situação dos municípios atingidos. Com a portaria publicada nesta quinta-feira (30), o governo federal confirma a emergência nas seguintes cidades:
A medida possibilita uma maior rapidez em ações do governo de recuperação dos estragos, diminuindo a burocracia para captar recursos da esfera federal.
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil ainda reconheceu a calamidade pública em Iúna e Conceição do Castelo. O Governo Federal já tinha reconhecido a situação de calamidade pública em quatro municípios (Iconha, Vargem Alta, Alfredo Chaves e Rio Novo do Sul).
O número de pessoas fora de casa no Espírito Santo por causa da chuva subiu para mais de 14 mil, de acordo com o ultimo boletim divulgado pela Defesa Civil. Ao todo, são 12.735 desalojados e 2030 desabrigados. Nove pessoas morreram em decorrência das chuvas fortes.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta