O Governo do Espírito Santo anunciou que está contratando, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), maquinário para auxiliar na limpeza das quatro cidades mais afetadas pela chuva no Sul do Estado: Vargem Alta, Iconha, Rio Novo do Sul e Alfredo Chaves. A previsão é que os equipamentos estejam disponíveis na quinta-feira (23).
O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande nesta terça-feira (21). De acordo com ele, cada município receberá duas pás mecânicas, duas motos niveladoras, um equipamento para desobstruir bueiros, uma escavadeira hidráulica, além de caminhões.
Ainda não há estimativa de quanto o governo vai gastar com o maquinário. Segundo o secretário da Sedurb, Marcus Vicente, a contratação será feita por meio de horas e as máquinas distribuídas de acordo com a necessidade de cada cidade. Os equipamentos vão ser usados tanto na limpeza das cidades, quanto na de estradas vicinais, que ligam distritos.
"Estamos estimando em torno de 5 mil horas, mas ainda estou esperando resposta das empresas cotadas para a contratação. Todos os quatro municípios vão receber o maquinário, mas talvez em alguns lugares eu precise mandar mais caminhão e menos escavadeira hidráulica. Vamos liberar conforme a necessidade", explicou.
As chuvas que atingiram o sul do Estado comprometeram muitas estruturas que forneciam serviços básicos à população. Em Iconha, por exemplo, o hospital ficou completamente destruído, sem possibilidade de atendimento. Para isso, foi montado um posto de saúde, que segundo o governador Renato Casagrande, tem dado conta de atender a cidade.
Apesar de não haver previsão para o hospital reabrir, Casagrande ressaltou que a reconstrução não depende de recursos federais, o que agiliza o processo.
"Nós temos recursos para fazer estas reconstruções, não dependemos do governo federal. A nossa prioridade é restabelecer estes serviços básicos, reconstruir casas, estradas e pontes", disse.
Ele também garantiu que as escolas dos municípios afetados estarão prontas para funcionar no início do ano letivo. "O secretário de Educação já esteve nestas cidades e verificou as escolas. Todas elas estarão prontas dia 3 de fevereiro. Estamos vendo no que podemos ajudar na rede municipal, como por exemplo no fornecimento de cadeiras", declarou.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta