Prefeituras do litoral Sul do Espírito Santo continuam controlando a chegada de turistas e o acesso de pessoas às praias e lagoas. A medida vai se estender ao próximo feriado prolongado, que vai até o dia 21 de abril. Em Anchieta, um dos balneários mais movimentados da região, correntes são utilizadas para isolar as praias.
Além do fechamento das praias, o município prorrogou as restrições de funcionamento de estabelecimentos comerciais e a realização de cultos religiosos e velórios até dia 22 de abril.
Para o prefeito Fabrício Petri, as medidas são necessárias, mesmo quando não agrada a todos. Estamos tomando várias medidas para impedir o avanço da doença em nosso município. Algumas medidas não são simpáticas, como o isolamento das praias, mas são essenciais para que possamos evitar que pessoas sejam contaminadas.
O Augusto Ferrari é dono de um hotel em Iriri, no município de Anchieta, e disse que a medida tem causado prejuízos financeiros, mas entende a necessidade da decisão. A procura caiu muito e aconteceram muitas desistências. Em alguns casos, nós tivemos que devolver os valores, já alguns outros entenderam a situação e estão remarcando para uma data mais para frente. É uma maneira de achar o equilíbrio", afirma.
Em Piúma, o decreto sobre as medidas contra o coronavírus proíbe a entrada e a permanência de veículos de turismo. No último feriado prolongado, da Semana Santa, a prefeitura fez a fiscalização nas entradas do município. Baixamos um decreto proibindo o acesso à praia e colocamos o pessoal trabalhando nas duas entradas, para não entrar veículos de turismo. Graças a Deus, o pessoal está respeitando, disse a prefeita Marta Scherrer.
A mesma restrição que proíbe a entrada de veículos de turismo e permanência nas praias é aplicada em Itapemirim, onde um caso do novo coronavírus (Covid-19) foi confirmado. A fiscalização é feita pela Guarda Civil Municipal com apoio da equipe de videomonitoramento.
A Prefeitura de Marataízes também proibiu o acesso às praias e pontos turísticos. Os guarda-vidas são os responsáveis pela fiscalização nas praias e orientação das pessoas a não frequentarem esses locais.
Em toda Região Sul do Estado há 11 casos de Covid-19, sendo em Cachoeiro de Itapemirim (6), Castelo (2), Itapemirim (1), São José do Calçado (1) e em Venda Nova (1).
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta